Este é o segundo artigo de nossa série sobre OKRs. Confira o artigo anterior, "OKR: Você mensura o que importa na sua empresa?" neste link!
Como vimos no artigo anterior, a metodologia de OKR traz um grande número de benefícios para uma organização. Em um momento de intensa e constante transformação, como o que vivemos hoje, é importante que exista dinamismo na gestão e a compreensão de que performance não é tudo.
A Implantação da Metodologia de OKR
Em seu livro "Os OKRs e as Métricas Exponenciais", Emílio Herrero Filho oferece um processo de implantação de OKRs, que pode ser visualizado na figura abaixo. A razão de ser desse processo é a de tornar visível para todos os integrantes do time quais são os papéis que cada um irá cumprir, bem como manter claros os valores e compromissos assumidos por todos durante a jornada para a conquista dos objetivos estabelecidos.
Para a construção dos objetivos em si, é sempre importante ressaltar que a metodologia permite que se trabalhe em três níveis: Organização, Áreas e Indivíduos. Por enquanto, iremos nos ater ao primeiro, que é o mais abrangente e próximo do Propósito Transformador da empresa.