Rodada de Conexões 2024 – Companhias (Dia 1)

Elemento decorativo neurônio

 Confira abaixo as companhias que estarão presentes no primeiro dia de Rodada de Conexões Fringe!

MESA 1 – O PÔA

Bio: O PÔA é fruto da reunião de jovens artistas cariocas formados no Tablado. A obra apresenta uma reflexão sobre a condição humana a partir do protagonismo de um ator com paralisia cerebral e é desenvolvida de forma não convencional, sem a presença de um texto amparado na norma culta brasileira. Com destaque para uma estética sensorial e performática, o espetáculo realizou temporadas de sucesso no Rio de Janeiro, com plateia diversa que contou com pessoas com deficiências visuais, motoras e cognitivas.

MESA 2 – COLETIVO TEATRO DA SACOLA [BsB/SLZ]

Bio: O Coletivo Teatro da Sacola denomina-se como um coletivo de artistas híbridos que investiga novas linguagens dentro da criação e pesquisa teatral em um contexto mais amplo em busca de pautas sustentáveis. Nossos ideais estão pautados no experimentalismo, no processo colaboracionista, na exploração das linguagens cênicas, plásticas, circenses, audiovisuais, performáticas, poéticas, literárias, inquietações políticas e na fusão de arte, tecnologia e corpo. Além disso, é colaborador ativo em causas ambientais de minorias sociais.

MESA 3 – DRAMATUDO

Bio: A Dramatudo, uma companhia de Juiz de Fora – MG, acredita na dramaturgia autoral e no teatro democrático – que tenta abarcar o máximo de pessoas possíveis. Perseguimos narrativas que provoquem a plateia: que façam uma família se discutir, a sociedade se rever e que também a preencha. O espetáculo mais recente, Café com Leite – apresentado no FRINGE 2024 – por exemplo, traz reflexões para família: sobre a expectativa com o futuro, a necessidade de brincar e as diferentes classes sociais.

MESA 4 – LAURA DE CASTRO & ZÉ MOTTA

Bio: Laura, bailarina, atriz, musicista, palhaça, produtora e professora. Artes Cenicas, na UNIRIO, hoje mestranda.
Zé Motta, músico, ator, Licenciatura em Música pela UniRio.

MESA 5 – CIA KÀ DE TEATRO

Bio: Com quatro anos de história, a Cia KÀ de Teatro enquanto grupo independente movimenta 30 artistas locais, profissionais e estudantes. Com foco e perceverança, buscamos democratizar o acesso ao nosso trabalho, promovendo cursos, participações em produções e também qualificando novos profissionais para o mercado criativo.

MESA 6 – CIA À CURITIBANA PORTÁTIL

Bio: portátil

MESA 7 – RANGDART

Bio: RangdArt é uma cia ecofeminista ancestral-futurista, criada pela carioca Allegra Ceccarelli, que investiga a arte performática como um ritual. Allegra viveu parte de sua vida em Bali (Indonésia) e nos últimos 9 anos vem dedicando sua pesquisa à sagrada dança-teatro balinesa, imersa em comunidades locais. A cia valoriza o intercâmbio artístico cultural, a diversidade e visa democratizar a arte, viajando pelo mundo com seus espetáculos e ministrando workshops exclusivos para mulheres

MESA 8 – NTPCH – NÚCLEO DE TEATRO PROFISSIONAL CENA HUM

Bio: O Teatro Cena Hum celebra 29 anos de dedicação ao teatro. O NTPCH- Núcleo de Teatro Profissional Cena Hum, desde 2012, destaca-se por peças profissionais, solos e teatro comercial, explorando diversos gêneros. Atualmente, apresentamos “Amor Barato”, musical com 10 atores e 4 diretores, “Aniquilação”, drama inclusivo LGBTQIAPN+ com o grupo “Humanidade” em parceria com o “Grupo Dignidade”, e “Doido Pra Voar”, teatro infantil com 3 atores. Nosso compromisso com o desenvolvimento cultural não para por aí. Estamos constantemente empenhados na criação de novas produções, inclusive buscando oportunidades e parcerias dentro das leis de incentivo à cultura. O Teatro Cena Hum continua a ser um espaço vibrante e inovador, moldando o cenário cultural de Curitiba com paixão e criatividade.

MESA 9 – TRUPE AVE LOLA

Bio: Fundada em 2010, a Ave Lola, trupe de teatro de Curitiba, estreou com “O Malefício da Mariposa” em 2012, dirigido por Ana Rosa Genari Tezza. Premiado em oito categorias no Prêmio Gralha Azul, o espetáculo circulou por 24 estados a convite do SESC Palco Giratório. Ao longo dos anos, a trupe produziu seis espetáculos, alcançando cerca de 85 mil pessoas em performances nacionais e internacionais. Além das montagens, a Ave Lola impacta a cena teatral com diversas atividades artísticas e culturais.

MESA 10 – COMPANHIA DE TEATRO DA UFPR

Bio: A CIA de teatro da UFPR é uma companhia universitária fundada em 1995. Realiza seleções de elenco e montagens anuais abertas a pessoas com ou sem experiência, internas o externas à UFPR. A seleção é focadas em descentralizar acessos, atenta à diversidade e ações afirmativas entre a cidade e a universidade. Elencos de 23 a 26 integrantes, além de profissionais parceiras em equipe criativa. Criações alinhadas ao Teatro Performativo.

MESA 11 – CIA CIRCUNSTÂNCIA

Bio: A Cia Circunstância foi criada em Belo Horizonte e trabalha com a linguagem da palhaçaria desde 2004. Seu repertório conta com espetáculos, intervenções e oficinas realizadas em vários estados de todas as regiões brasileiras e no exterior. A Cia também investe em formas autônomas de manutenção e produção, mantendo parcerias com produtores locais, dialogando junto a redes colaborativas, e principalmente, apostando na arte de rua como foco importante de divulgação e sustentabilidade.

MESA 12 – CIA TEM GENTE NO PALCO

Bio: A Cia Tem Gente no Palco é um coletivo artístico independente com mais de 10 anos de trajetoria no RS. Atua nas artes da cena, através da pesquisa, criação e produção de projetos culturais, conteúdos artísticos, espetáculos e oficinas teatrais. Tendo como últimos projetos realizados, as obras “Corpografia na Cena: Estudo, Criação e Ocupação Artística”, “Canto de Cravo e Rosa” e “UBUMPURU TRANSVERSAL – Em Travessias InTRANSitivas Por Encruzilhadas”.

MESA 13 – COMPLEXO NEGRA PALAVRA

Bio: O Complexo Negra Palavra surgiu em 2019 e se fortaleceu durante a trajetória de sucesso de uma montagem teatral com dramaturgia feita a partir de poemas de Solano Trindade. Em sua breve trajetória já ganhou prêmios como o APTR (RJ), Troféu Arcanjo (SP) e Leda Maria Martins (MG). Já foi convidado para participar de 8 festivais pelo Brasil. Em seu repertório artístico, além de “Negra Palavra Solano Trindade”, o espetáculo “Pelada, a Hora da Gaymada” e o show “Samba do Negra”.

MESA 14 – ALLDEIAS

Bio: A Trupe Alldeias teve sua origem em 2018, sendo um coletivo formado por artistas jovens curitibanos. Além de participar de diversos festivais e contribuir para uma variedade de projetos e espetáculos independentes, o grupo se dedica a um trabalho de pesquisa teatral de voz e do corpo em cena.

MESA 15 – PENUMBRA_LAB

Bio: PENUMBRA_lab é um grupo colaborativo criado em 2017, que pesquisa, produz e distribui arte em suas mais diversas manifestações culturais. Esteve presente na 26ª, 27ª e 31ª edição do Fringe durante o Festival de Curitiba. Participou do 12º, 13º e 15° Festival de Teatro de Pinhais. Estreiou no 23° Festival Espetacular de Teatro de Bonecos e parceiro do espetáculo GILDA, A CANDIDATA DAS MULHERES, da Avoar Produções Artísticas.

MESA 16 – BRONTOSSAUROS BABANDO BICICLETAS

Bio: A Cia nasceu em 2023, durante o Curso Técnico em Teatro do Colégio Estadual do Paraná Temos em repertório “paranoias” (2023) com 2 prêmios no 16° Festival de Teatro de Pinhais na categoria universiária e “Jogos de Massacre” (2023) que terá sua 2° temporada no Fringe 2024. Além destes, também estamos em processo de montagem da peça “Vestido de Noiva” de Nelson Rodrigues, com estreia programada para a metade de 2024.

MESA 17 – ABARUNA PLAYBACK

Bio: O Abaruna é uma referencia nacional no ensino, pesquisa e desenvolvimento artístico do teatro playback. O formato encena histórias reais contadas espontaneamente pelo público, perpassando temáticas que são reflexo de nossa comunidade. Companhia filiada ao Centre for Playback Theatre e parceira da IPTN, desde 2011, já realizou mais de 250 apresentações em diversos contextos.

MESA 18 – CIA EXTRATO FÔNICA

Bio: A Cia ExtratoFônica atua em formas animadas, contação de histórias e palhaçaria desde 2006, destacando-se por “Cric & Croc As Galinhas” e participações em eventos como o 21º Festival de Inverno de Antonina e Teatro de Bonecos Dr. Botica. Recentemente, criou “Batuta” surgido de uma imersão em 2023 na Create Online Puppetry Summer School, financiada pelos Conselhos Britânico e Paquistanês, respectivamente ministrados pela Puppet Soup Theatre e Rafi Peer Theatre Workshop.

MESA 19 – GARALHUFA

Bio:

A Garalhufa é uma produtora artístico-pedagógica, um espaço cultural e uma escola de atuação de Curitiba-PR fundada em abril de 2020 que funciona de forma presencial, on-line e itinerante. Ao longo de 3 anos e meio de existência, formou mais de 600 alunos, desenvolveu pesquisas acadêmicas publicadas, sendo uma delas premiada pelo Itaú Cultural (2022) sobre a experiência de Caixas de Estímulo Composto durante a Pandemia. Suas produções em teatro dialogam com mediação teatral e formação de atores e espectadores. Possui sede em Curitiba-PR e já ministrou oficinas itinerantes em Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Paraíba. Utiliza da metodologia do ator criador, focando numa atuação autoral e colaborativa.
O foco de seu trabalho é na formação de espectadores e aproximação do público com a linguagem teatral através de ações de mediação artístico-pedagógicas, como no projeto Visitas Mediadas- Bastidores do Fest apresentado no Interlocuções do Festival de Curitiba.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.