Rodada de Conexões 2024 – Companhias (Dia 2)

Elemento decorativo neurônio

 Confira abaixo as companhias que estarão presentes no segundo dia de Rodada de Conexões Fringe!

MESA 1 – ALDEA CULTURAL / LABORATORIO 21

Bio: As principais bases de trabalho da Aldea/Lab21 são a docuficção e o uso de depoimentos, com ênfase na experimentação, transgressão e liminaridade. Os espetáculos que a companhia leva para o Fringe são: “A Filosofia na Alcova” e “Os 120 Dias de Sodoma”, baseados na obra do Marquês de Sade;“Ensaio Sobre o Vazio”, que combina teatro, audiovisual e poesia; e “Trilogia dos Corpos 1.0”, que tem uma forte carga performática e questiona os limites de realidade e ficção.

MESA 2 – SIM COMPANHIA DE TEATRO

Bio:

Composta por artistas apaixonadas pelo teatro que trabalham juntas há muito tempo, a SIM COMPANHIA DE TEATRO foi idealizada por Vanessa Corina, encenadora, atriz, arte educadora, gestora e coordenadora geral dos Cursos Livres de Teatro Pé no Palco, escola referência de qualidade em Curitiba há mais de vinte anos.
A trajetória do grupo iniciou em 2018 com duas pesquisas cênicas livremente inspiradas nas obras de Clarice Lispector e Hilda Hilst, que marcaram a estreia com os espetáculos: CLARICE INSPIRA SIM e FICO BESTA QUANDO ME ENTENDEM.
O elenco e a equipe artística que compõem o projeto encontram-se afinadas e aquecidas. Nos palcos pesquisam a dramaturgia da fragmentação; o teatro físico; a presença da música que imprimi ao vivo o ritmo do espetáculo; a tecnologia na cena; a utilização de espaços não-convencionais; tendo como foco principal a criação de espetáculos teatrais inéditos, com qualidade técnica exemplar e uma linguagem cênica inovadora.
Em 2022 criaram dois espetáculos muito consistentes: Admirável Futuro Novo e Nave Mãe, ambos sucesso de público, e obtiveram uma repercussão muito calorosa entre a comunidade e a classe artística da cidade. Esses projetos foram realizados com recursos do Programa de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba.
Em março de 2023 o grupo estreou o espetáculo MEDEIAS E DESMEDEIAS, integrando a grade do Espaço Fantástico das Artes, no 31º Festival de Teatro de Curitiba – Mostra Fringe. O espetáculo foi sucesso de bilheteria durante a temporada com ingressos esgotados em todas as suas apresentações. E contou com o apoio do Fringe e Fluindo Libras através da participação de uma intérprete em libras em todas as apresentações. Tivemos também o apoio da banda Mulamba, que cedeu todos os direitos para a utilização das músicas no espetáculo.
No mesmo ano o espetáculo Nave Mãe participou da Mostra Fátima Ortiz – 50 anos em Cena e obteve três indicações ao Prêmio Trófeu Gralha Azul.

MESA 3 – MARMOTAGEM & CIA

Bio: A Cia surgiu em 2005 com conteúdo a serem trabalhados em galerias, sarais, teatros e feiras. O primeiro espetáculo surgiu em 2012 intitulado “clownpinique”, onde Tina Carvalho estreou como palhaça Marmota, em cena contou com Kaian o palhaço Maneco e Thiago Gasta e Gabriel Preusse como músicos, teve em cartaz até 2015. Em 2012 A performance “Se Lixando” participou da cúpula intencional chamado Rio +20. Em 2020 estreia “Domadora de bicicletas”.

MESA 4 – GRUPO ROCAMBOLE DE TEATRO E MÚSICA

Bio: Formado por Carol Guimaris, Douglas Alonso, Geovane Fermac, Samira Regina e Vinicius Maganha o Grupo Rocambole de Teatro e Música tem como foco de sua pesquisa a arte do brincar. Os artistas que compõem o Grupo Rocambole de teatro e música são pessoas com experiência no teatro, na música, nas artes visuais, na arte educação e na psicologia que se reuniram para pesquisar o “Ser Brincante” e como ele contribui para a formação de um povo e de suas memórias.

MESA 5 – COMPANHIA ARVOREDO DE TEATRO

Bio: Arvoredo (2015) é conhecida na área de impro pela de pesquisa de Dramaturgia e Conceituação aplicados ao improviso, tendo já participado de festivais no PR, SC, SP e RJ com espetáculos e treinamentos. O grupo visa expandir os princípios e as técnicas do improviso teatral (impro), prezando qualificação, formação e diversão. A Arvoredo possui projetos voltados para formação de atores/atrizes e também para quem nunca pisou no palco, treinamentos de qualificação, apresentações de espetáculos teatrais para todos os públicos e específicos

MESA 6 – VIGOR MORTIS

Bio: A Vigor Mortis é uma companhia dedicada a narrativas de horror grandguignolesco em cinema, teatro e quadrinhos. Criada por Paulo Biscaia Filho em 1997, já realizou produções marcantes como Morgue Story – Sangue, Baiacu e Quadrinhos, Graphic, Nervo Craniano Zero e muitas outras.

MESA 7 – ALAMEDA CIA TEATRAL

Bio: O grupo foi fundado em 1997 e, desde maio de 2002, desenvolve um trabalho ininterrupto de criação artística em teatro contemporâneo e teatro para crianças, envolvendo formação teatral por meio de atividades pedagógicas e produção cultural através de seus espetáculos. Em seus projetos mais recentes, a Alameda Cia. Teatral vem buscando modos de criação que se desenvolvam em uma rede de afetos.

MESA 8 – COMPANHIA MINEIRA

Bio: A Cia Mineira é uma companhia que desenvolve um trabalho de pesquisa e criação cênica continuada desde 2018. A Cia nasce em São João del-Rei e se muda para Belo Horizonte em 2023.Tem como base em seus processos criativos um estudo de dramaturgia autoral e interseção de linguagens.Além de criar espetáculos, elabora ensaios e experimentos fotográficos que aliam sequências narrativas e foto-performances.

MESA 9 – GPETI – GRUPO DE PESQUISA EM TEATRO PARA INFÂNCIA

Bio: Sediado em Curitiba/PR, nasceu em 2020 do interesse de pensar e produzir teatro contemporâneo para crianças no Brasil, tendo como norteadores, nas pesquisas e produções, os pilares: A infância como alteridade; A arte-educação; A inclusão, a acessibilidade e a diversidade. Nos projetos desenvolvidos pelo grupo destacam-se o espetáculo “No armário não cabe ninguém” (2023), curta metragem “Histórias para não ninar: Abrigo” (2022), e-book “Sobrevoar” (2021) e o podcast PODE OU NÃO POD? (2021).

MESA 10 – SÚBITA COMPANHIA DE TEATRO

Bio: A Súbita Companhia cria espetáculos, audiovisuais, publicações e ações formativas desde 2007. Desenvolve pesquisa continuada em encenação e dramaturgia contemporâneas com foco nos estudos do corpo e do movimento. Sua trajetória conta com 15 peças, 8 curta metragens, publicações, inúmeros workshops, residências e participações em eventos e festivais. Com 17 anos de atuação, se destaca pela continuidade e qualidade do trabalho artístico em produções e ações de formação. www.subitacompanhia.com.br

MESA 11 – BATALHÃO CIA DE TEATRO

Bio: A Batalhão Cia de Teatro é voltada ao teatro negro brasileiro a partir da experiência do sul, às possibilidades da pesquisa dramatúrgica, estética e corporal a partir da noção política e poética da encruzilhada, território de afetação, trânsito, jogo, ginga e desestabilização. Seu primeiro espetáculo, “Retilíneo” (2023) trata sobre a história do genocídio da população negra brasileira. Atualmente, o grupo está no processo de “A Fome”, que trata sobre a branquitude.

MESA 12 – THEATROFÚRIA

Bio: o TheatroFúria tem como prioridade a construção de espetáculos com dramaturgia própria, abordando temas existencialistas. Quanto à ideologia, o grupo está em constante indagação e crê que uma boa dúvida é teatralmente mais estimulante do que verdades cristalizadas. A pesquisa do grupo está focada em três eixos: Teatro dramático, narrativo e performatividade. Já circulou por quase todos os estados brasileiros através de festivais de teatro e projetos de circulação como o Palco Giratório.

MESA 13 – ANTROPOFOCUS

Bio:

O Antropofocus, desde a sua fundação, dedica-se a observar o ser humano e seu comportamento no cotidiano, sabendo que todas as suas ações podem ser consideradas cômicas, dependendo do prisma pelo qual é observado. Esta é a premissa do grupo ao explorar diferentes formas de comicidade, porque sempre acreditou nas possibilidades plurais que o humor tem a oferecer.
Produziu 14 espetáculos teatrais autorais (05 em repertório), programas de rádio e participou de Festivais de Teatro.

MESA 14 – CIA CARNIVALE

Bio: A Cia Carnivale surge em 2018 com o espetáculo autoral “Contos de Edda”, espetáculo de temática Medieval, construído com base nos mitos escandinavos. Hoje composta pelo diretor André Meirelles, pelo musicista Carlos Lopes, pela autora e compositora Juliana Stival e os atores Lucca Di Napoli e Amanda Brigano, a companhia traz ao Festival de Curitiba o espetáculo “Magnólia e o Pássaro Falante”. Espetáculo infantil, de roteiro e músicas autorais, composto pelas diversas linguagens que formulam as características da companhia, como: Teatro Físico, Dança-Teatro, Formas Animadas, Música ao vivo, instrumentos alternativos e Teatro Colaborativo e Artesanal.

MESA 15 – LOUCAS COLETIVAS

Bio: Loucas Coletivas é uma companhia de Teatro Independente Curitibana fundada em 2019. Seu primeiro espetáculo autoral foi “O QUE ELES NÃO QUEREM É CORAGEM”, peça teatral que intersecciona linguagens de teatro físico, teatro documental, teatro performativo e formas animadas para tratar da temática de resgate histórico sobre mulheres que lutaram contra ditaduras na América Latina dos anos 60 a 80. Atualmente, a Coletiva realiza apresentações, workshops e festas culturais.

MESA 16 – FÁBIO LINS

Bio: Fábio Lins é ator, professor e comediante. Tem 24 anos de mercado, tendo passado por filmes, séries, publicidades, eventos empresariais e diversas peças. Hoje coordena o Espaço da Comédia em São paulo. Enquanto ator seu foco hoje está no espetáculo LIVRO-ME, uma obra para incentivar a leitura com direção do mestre argentino Sergio Mercurio, o solo teatral tem sido muito bem acolhido pelo público.

MESA 17 – GRUPO BAQUETÁ

Bio: Baquetá foi fundado na cidade de Curitiba em 2009. Tem sete espetáculos ativos, todos com base nos saberes afro indígenas, mesclando música, teatro e dança. Baquetá, que é composto por pessoas negras, tem como compromisso construir coletivamente contextos que instiguem reflexões e entendimentos que promovam o respeito à diversidade. Em 2023 recebeu Votos de Congratulações na Câmara Municipal de Curitiba, foi contemplado com o Prêmio Pretas Potências, premiado no XVII FETAM e Troféu Gralha Azul.

MESA 18 – COMPANHIA SEGUNDO ATO

Bio: A companhia nasceu reunindo estudantes formados do curso técnico do Colégio Estadual do Paraná no intuito de criar um grupo que facilitasse a inserção dos mesmos no cenário teatral curitibano. Desde o início, o foco da companhia era a pesquisa de teatro com interatividade, dando prioridade à encenação de textos autorais que trabalhassem elementos desse formato. Tendo trabalho com textos para adultos (BlackOUT e Terceiro Sinal) e textos infantis (Cadê Meu Bolo? e Um Livro de Cada Vez).

MESA 19 – GRUPO ARTE DA COMÉDIA

Bio: O Grupo Arte da Comédia tem a sua origem, em 2006, num projeto de pesquisa sobre a Commedia dell’Art, conduzido inicialmente pelo diretor italiano Roberto Innocente. Buscando uma linguagem popular, com textos clássicos, arquétipo de personagens cotidianos representados por máscaras, privilegiando a linguagem corporal por meio de acrobacias, gags e jogos de cena, sem contudo, perder o caráter questionador e profundo de suas obras.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.