Processamento de Informações à Distância
Computação em Nuvem e a Estratégia Empresarial
PaaS (Plataform as a Service)
Provê uma plataforma de soluções na nuvem onde o usuário pode desenvolver, gerenciar ou executar seus processos. Sua aplicação é variada e especialmente atrativa por questões de custos e velocidade: o ambiente de trabalho está pronto para ser usado, não depende de instalações e possui custos previsíveis de operação.
IaaS (Infrastructure as a Service)
Soluções no modelo IaaS oferecem uma infraestrutura completa de processamento de dados, rede e armazenamento que podem ser assinadas pelo usuário de acordo com sua demanda. Alguns dos principais exemplos desse modelo são a AWS, da Amazon, Google Cloud e IBM Cloud.
SaaS (Software as a Service)
Embora pareça similar aos dois modelos anteriores, o SaaS se trata de softwares prontos que podem ser assinados de forma mensal ou anual e utilizados completamente na nuvem. É o que mais se aproxima do exemplo que usamos anteriormente, sobre o sistema gerencial: via SaaS, o sistema pode ser usado com algum grau de customização e sem necessidade de instalação física ou o gerenciamento complexo de licenças por máquina.
Nuvem Híbrida e Multi Nuvem
Existe, ainda, a possibilidade de se trabalhar através da interação de diferentes sistemas de processamento na nuvem. O conceito de Multi Nuvem, principalmente, é baseado na necessidade de se utilizar diferentes soluções na nuvem de forma integrada. Dessa maneira, é possível estabelecer ambientes onde diferentes soluções de IaaS, SaaS e PaaS podem ser usadas simultaneamente, mesmo que sejam de fornecedores diferentes.
Diferencial Competitivo
Crédito de Imagens: imagem adaptada de rawpixel.com, em Freepik