19th Ave New York, NY 95822, USA

Big Data: Muito Além do Banco de Dados

Elemento decorativo neurônio
Capa Big Data Além do Banco de Dados
As vantagens estratégicas proporcionadas pela coleta e análise de dados são inquestionáveis no mercado atual. Empresas que compreenderam a importância do Big Data e conseguiram internalizar o cultivo e a prática de uma cultura de dados certamente sentiram os efeitos positivos de uma vantagem competitiva e voltada à inteligência.
Neste artigo, visitaremos o conceito de Data Lake e falaremos sobre sua diferença para o Data Warehouse. Ambos se tratam de formas de armazenamento e acesso a Big Data. A utilização desses repositórios vem crescendo nos últimos anos graças à compreensão do Big Data e das potencialidades estratégicas que a análise de dados proporciona.

Data Lakes: Estratégia Orientada a Dados

Como falamos anteriormente, o Data Lake se trata de um espaço no qual dados brutos são armazenados para que fiquem à disposição de analistas para eventuais consultas e tratamentos.
Esses dados brutos podem ser desde arquivos antigos digitalizados pela empresa para evitar sua perda até dados coletados através de raspagem ou pesquisa. O importante aqui é que se tratam de dados que ainda não foram refinados ou filtrados. Ou seja: estão no estado natural de sua criação, convivendo em um “lago” de informações com outros dados, à espera de consultas eventuais por parte de usuários.
Isso não quer dizer, contudo, que não exista nenhum tipo de organização ou método para acesso desses dados. A fim de evitar que um data lake se torne caótico demais e inacessível ao usuário, é necessário estabelecer rotinas de manutenção e curadoria, que viabilizem o acesso e a consulta.
Estrutura de Banco de Dados
Sendo assim, o data lake passa a mostrar seu potencial para a estratégia de uma empresa voltada a dados. Mesmo sendo composto por dados não-estruturados, o data lake agrupado com métodos eficientes de organização e leitura se transforma em uma fonte segura e rica de informações para geração de inteligência e estratégia.

Data Lake x Data Warehouse

Uma vez compreendido o conceito de Data Lake, torna-se bastante simples compreender sua diferença para os chamados Data Warehouse. Esses últimos são espaços de armazenamento de dados já estruturados, enriquecidos e preparados para uma utilização prática. Enquanto os dados em um data lake estão em sua forma natural, aqueles encontrados em um data warehouse são refinados e entrelaçados relacionalmente entre si.
Extração de Dados Big Data
Outra diferença bastante crucial entre os dois repositórios é a questão do hardware necessário para realizar o armazenamento. O hardware para data lakes costuma ser mais simples e de baixo custo, uma vez que, mesmo se tratando de uma quantidade grande de dados, existe pouca (ou nenhuma) necessidade de entrelaçamento desses dados. Isso significa que a extração desses dados acontece de forma imediata e pura, ao contrário de dados relacionais e estruturados sendo extraídos de warehouses.
A estrutura dos dados e suas relações entre si exigem que os Data Warehouses sejam comportados por hardwares específicos e capazes de realizar os cruzamentos entre dados de diferentes fontes. Isso torna a extração não-imediata, porém mais assertiva. O custo de armazenamento e manutenção de um data warehouse tende a ser maior do que o de um data lake, mas é importante ter em mente que suas finalidades são diferentes, assim como seus valores estratégicos.
Armazenamento de Dados Big Data

Cultura de Dados e Estratégia

Independentemente da forma pela qual uma empresa trabalha seus dados, é crucial compreender que essas estruturas de Big Data são fontes riquíssimas de informações que, quando aplicadas, extraídas e analisadas de forma eficiente, geram inteligência e vantagem competitiva que faz empresas irem muito além do banco de dados.
Muito mais do que mera catalogação de dados, o Data Lake e Data Warehouse são ferramentas valiosas para a descoberta e exploração de informações que geram insights, viabilizam tomadas de decisão e possibilitam diferencial competitivo entre empresas.
Assim, a digitalização, coleta e organização de dados se tornam necessidade latente para empresas que desejam ser reconhecidas como um player importante no mercado. Ao mesmo tempo, empresas menores e de nichos mais específicos podem se beneficiar com o acesso e análise de dados pertinentes que estimulem crescimento. Estamos, realmente, em uma era voltada aos dados: compreender suas aplicabilidades e valores estratégicos é uma necessidade urgente e vital.
Quer conhecer formas inovadoras de gerenciar e refinar os dados de sua empresa para gerar inteligência e estratégia? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Acompanhe a Realize Hub nas redes sociais
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.