O Problema:
A participação feminina no mercado de Tecnologia ainda é, infelizmente, baixa. Apesar das imensas contribuições de mulheres para a Ciência e a Tecnologia, em âmbito mundial, percebe-se uma larga predominância masculina nesta área que vem crescendo e sinalizando a necessidade de mais profissionais qualificados.
Percebendo essa situação, a Assespro PR se uniu ao Sebrae e à Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação (com apoio da ABRH) a fim de compreender qual é o perfil das mulheres que atuam no mercado de Tecnologia do Paraná, sua participação no mercado e quais são as características do setor que foram determinantes para suas escolhas profissionais.
O Caminho:
O levantamento dos dados ficou por conta da Realize Hub, que dedicaria sua expertise em pesquisa de mercado e inteligência de mercado para entrar em contato com as profissionais do mercado de Tecnologia e também com as próprias empresas, a fim de saber quais são os esforços que estão sendo feito na direção de transformar o setor em um espaço plural. Além disso, foram utilizadas técnicas de uso de inteligência artificial para realizar uma análise de dados secundários envolvendo todo o universo de empresas paranaenses do setor.
Através de uma pesquisa de campo, a Realize Hub analisou as respostas de 246 mulheres atuantes no mercado de Tecnologia. A participação destas profissionais ofereceu um fascinante panorama a respeito de seus perfis, rendas e níveis de especialização, além de aspectos voltados às suas atuações cotidianas e percepções a respeito do espaço da mulher no mercado.
O Resultado:
Estar perante uma quantidade tão rica de dados gerou a ideia de se disponibilizar tais análises em um dashboard interativo, no qual o usuário pode realizar uma grande quantidade de cruzamentos dos dados disponíveis e, assim, ter a possibilidade de ver por si próprio o cenário que a Realize Hub e seus parceiros encontraram. O dashboard, desenvolvido com as principais técnicas de Ciência de Dados, está totalmente à disposição do público e a esperança dos realizadores é que os dados analisados possam apontar caminhos de transformação e de maior acolhimento para a mulher profissional em Tecnologia nas empresas do Estado do Paraná.
Além do dashboard, foi desenvolvido um relatório final de atuação em todo o processo de pesquisa. Este material contém algumas análises iniciais que, além de reforçar a constatação do cenário atual, mostram caminhos a serem seguidos para a construção de um futuro equalitário, de maiores oportunidades e de muito crescimento!