19th Ave New York, NY 95822, USA

[Case Realizado] Pesquisa Mulheres no Mercado de Tecnologia do Paraná

union-title
[blog]capa_mulheres
O Problema:

A participação feminina no mercado de Tecnologia ainda é, infelizmente, baixa. Apesar das imensas contribuições de mulheres para a Ciência e a Tecnologia, em âmbito mundial, percebe-se uma larga predominância masculina nesta área que vem crescendo e sinalizando a necessidade de mais profissionais qualificados.

Percebendo essa situação, a Assespro PR se uniu ao Sebrae e à Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação (com apoio da ABRH) a fim de compreender qual é o perfil das mulheres que atuam no mercado de Tecnologia do Paraná, sua participação no mercado e quais são as características do setor que foram determinantes para suas escolhas profissionais.

O Caminho:

O levantamento dos dados ficou por conta da Realize Hub, que dedicaria sua expertise em pesquisa de mercado e inteligência de mercado para entrar em contato com as profissionais do mercado de Tecnologia e também com as próprias empresas, a fim de saber quais são os esforços que estão sendo feito na direção de transformar o setor em um espaço plural. Além disso, foram utilizadas técnicas de uso de inteligência artificial para realizar uma análise de dados secundários envolvendo todo o universo de empresas paranaenses do setor.

Através de uma pesquisa de campo, a Realize Hub analisou as respostas de 246 mulheres atuantes no mercado de Tecnologia. A participação destas profissionais ofereceu um fascinante panorama a respeito de seus perfis, rendas e níveis de especialização, além de aspectos voltados às suas atuações cotidianas e percepções a respeito do espaço da mulher no mercado.

O Resultado:

Estar perante uma quantidade tão rica de dados gerou a ideia de se disponibilizar tais análises em um dashboard interativo, no qual o usuário pode realizar uma grande quantidade de cruzamentos dos dados disponíveis e, assim, ter a possibilidade de ver por si próprio o cenário que a Realize Hub e seus parceiros encontraram. O dashboard, desenvolvido com as principais técnicas de Ciência de Dados, está totalmente à disposição do público e a esperança dos realizadores é que os dados analisados possam apontar caminhos de transformação e de maior acolhimento para a mulher profissional em Tecnologia nas empresas do Estado do Paraná.

Além do dashboard, foi desenvolvido um relatório final de atuação em todo o processo de pesquisa. Este material contém algumas análises iniciais que, além de reforçar a constatação do cenário atual, mostram caminhos a serem seguidos para a construção de um futuro equalitário, de maiores oportunidades e de muito crescimento!

Quer saber mais?

Quer conhecer formas inovadoras de realizar pesquisas de mercado e gerar inteligência para seu negócio? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.