19th Ave New York, NY 95822, USA

Cliente Oculto: Como Monitorar o PDV

Elemento decorativo neurônio
Capa Cliente Oculto
Imagine poder observar em detalhes a jornada do cliente, identificando oportunidades para cada etapa que ele passa, observando cada ponto de contato com sua marca, além de identificar novos caminhos e oportunidades que ajudem a conduzir para a melhor entrega de valor possível. Agora, imagine fazer mais do que isso e ouvir, da perspectiva do cliente, quais suas impressões, o que chamou mais a atenção dele e o que passou despercebido.
Além disso, esse cliente pode observar e reportar aspectos específicos que você elegeu, como atendimento, cortesia, iluminação, comportamento de outros clientes, movimento em frente ao negócio pesquisado, tempo de atendimento, tempo na fila e muito mais. As possibilidades são inúmeras, mas esses são alguns dos valores entregues por boas pesquisas de Cliente Oculto. Ela pode ser realizada como a metodologia de uma pesquisa, assim como combinada com outros métodos.

Como funciona o Cliente Oculto?

Antes de tudo, é necessário ter em mente que o cliente oculto vai muito além de alguém se fazendo passar por um cliente em uma loja. O profissional que realiza este trabalho deve ser altamente capacitado, tanto com estudo, quanto prática assistida por profissionais com mais experiência.  É preciso ter olhar aguçado e referência vasta para detectar pontos de interesse da pesquisa de mercado para a qual se dedica. Foco é essencial.
O primeiro passo é analisar o objeto da pesquisa e verificar se a pesquisa de cliente oculto é a mais indicada. Sendo essa a pesquisa de mercado adequada, desenvolve-se o design da pesquisa que, dentre outros elementos, deve conter o que, como, quando, quanto, etc, o pesquisador deve trabalhar nas etapas posteriores.  Através do projeto, há sugestão de cronograma de visitas, papéis desempenhados, análise, etc. As finalidades mais comuns para essa atividade são ligadas à avaliação de desempenho da equipe de atendimento no contato com cliente final, mas também podem passar por questões como análise de estrutura física, vitrinismo, iluminação ou aromatização do espaço.
O grande benefício do cliente oculto para as empresas é a obtenção de dados qualificados e observados por profissionais da área. Esses dados apontam possíveis melhorias a serem implementadas, correções de postura em relação ao cliente final e públicos potenciais a serem explorados pela marca. Para administradoras de espaços comerciais (como shopping centers e galerias, por exemplo) há, ainda, a vantagem de se poder analisar o desempenho de lojistas e garantir que o público do espaço tenha a melhor experiência possível.

Áreas de Aplicação da Técnica de Cliente Oculto

Destaque Cliente Oculto
  • Melhorias de pontos de contato com o cliente;
  • Compreender a expectativa dos clientes;
  • Gerenciamento de equipe;
  • Auditoria em atendimento remoto;
  • Customer Experience;
  • Análise de aspectos físicos do estabelecimento.

Dados para a longevidade do negócio

Ao se falar sobre cliente oculto, é natural que a primeira imagem que nos venha à mente seja de um consultor visitando uma loja física para uma visita técnica. Porém, é importante lembrar que essa técnica pode ser igualmente aplicada em diferentes tipos de contato com o público final, como telemarketing, chats online e outros meios eletrônicos de realizar atendimento ou oferecer suporte ao cliente.
Sendo assim, a técnica de cliente oculto acaba servindo como uma maneira de manter os padrões de qualidade estabelecidos pela empresa e, consequentemente, proteger os investimentos feitos para o estabelecimento ou operação. Marcas fortes sabem que existem expectativas para sua performance e, por isso, investem em constantes melhorias e processos que possam apontar pontos fracos e possíveis melhorias para sua atuação.
Cliente Oculto destaque
O passo final da metodologia de cliente oculto consiste em apresentar o relatório das questões levantadas para a empresa. Os dados desse relatório geram inteligência que viabiliza as tomadas de decisões seguintes, que podem resultar em consultorias específicas para o tratamento dos pontos sensíveis encontrados. Ou seja, trata-se de um processo que vai de ponta a ponta, ajudando a identificar problemas e, posteriormente, saná-los.
Quer conhecer formas inovadoras de coletar e analisar dados internos, gerando inteligência que se transforma em estratégia e resultados? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.