Computação em Nuvem como Diferencial Competitivo

Elemento decorativo neurônio
Capa Computação em Nuvem
Em um momento de desenvolvimento tecnológico tão intenso quanto o que estamos vivendo, não é de se admirar que empresas e indivíduos se deparem com situações nas quais a solução que parece estar a quilômetros de distância esteja, na verdade, a meros cliques. Contudo, o acesso a essa solução pode ser restringido por questões técnicas, logísticas ou até mesmo estratégicas. É nesse contexto que a noção de Computação em Nuvem ganha relevância, uma vez que permite que usuários desfrutem de soluções tecnológicas complexas sem a necessidade de adquirir hardware específico ou envolver equipes de TI em longos processos de aquisição e instalação.

Processamento de Informações à Distância

A ideia da Computação em Nuvem está ligada ao conceito de Virtualização. Em termos básicos, Virtualização é um processo com objetivo de usar com mais eficiência o hardware de um computador através de softwares que permitem utilizar certas partes de hardware (processador, memórias, armazenamento, etc) para criar máquinas virtuais com sistemas operacionais próprios a fim de executar novos processos.
No mundo da Computação em Nuvem, o objetivo é delegar funções e processos para outras máquinas conectadas à sua. Essas atividades possuem grande variedade e são desempenhadas o tempo todo mesmo por usuários pouco versados em tecnologia. Seja armazenando arquivos no Google Drive, compartilhando vídeos no TikTok ou visualizando o andamento de um projeto no Slack, estamos constantemente delegando funções para sistemas que estão instalados em servidores e aos quais temos acesso em nossas máquinas sem grande necessidade de processamento interno.

Computação em Nuvem e a Estratégia Empresarial

A partir do momento em que a utilização de Computação em Nuvem se tornou mais ampla e acessível, um dos benefícios mais imediatos para as empresas foi a diminuição de custos com TI e com licenças de softwares. Descartar a necessidade de compra de um sistema gerencial, por exemplo, que precisa ser instalado em uma máquina que faz o papel de servidor local e que mobiliza diariamente o esforço de profissionais de TI para seu funcionamento é um grande ganho para uma empresa.
Ao mesmo tempo, empresas de desenvolvimento de softwares gerenciais podem simplificar a distribuição de seu serviço viabilizando o acesso remoto de seus clientes a ambientes controlados e que dispensam a utilização de hardware do cliente - que, muitas vezes, pode não ser a máquina mais adequada para o serviço.
Atualmente, existem modelos de soluções que se encaixam nesses contextos e que permitem tanto a desenvolvedores quanto a clientes a possibilidade de utilizar a nuvem para melhor atingir objetivos e tomar decisões estratégicas. Abaixo, temos os principais modelos:

PaaS (Plataform as a Service)

Provê uma plataforma de soluções na nuvem onde o usuário pode desenvolver, gerenciar ou executar seus processos. Sua aplicação é variada e especialmente atrativa por questões de custos e velocidade: o ambiente de trabalho está pronto para ser usado, não depende de instalações e possui custos previsíveis de operação.

IaaS (Infrastructure as a Service)

Soluções no modelo IaaS oferecem uma infraestrutura completa de processamento de dados, rede e armazenamento que podem ser assinadas pelo usuário de acordo com sua demanda. Alguns dos principais exemplos desse modelo são a AWS, da Amazon, Google Cloud e IBM Cloud.

SaaS (Software as a Service)

Embora pareça similar aos dois modelos anteriores, o SaaS se trata de softwares prontos que podem ser assinados de forma mensal ou anual e utilizados completamente na nuvem. É o que mais se aproxima do exemplo que usamos anteriormente, sobre o sistema gerencial: via SaaS, o sistema pode ser usado com algum grau de customização e sem necessidade de instalação física ou o gerenciamento complexo de licenças por máquina.

Nuvem Híbrida e Multi Nuvem

Existe, ainda, a possibilidade de se trabalhar através da interação de diferentes sistemas de processamento na nuvem. O conceito de Multi Nuvem, principalmente, é baseado na necessidade de se utilizar diferentes soluções na nuvem de forma integrada. Dessa maneira, é possível estabelecer ambientes onde diferentes soluções de IaaS, SaaS e PaaS podem ser usadas simultaneamente, mesmo que sejam de fornecedores diferentes.

Diferencial Competitivo

Compreender as diferenças e aplicabilidades de cada modelo disponível de Computação em Nuvem abre caminhos tanto para empresas que buscam soluções para necessidades internas quanto para desenvolvedores que desejam diversificar sua forma de atuação.
É nesse contexto que as possibilidades de se diferenciar competitivamente em relação à concorrência se expandem: mais do que nunca, as empresas precisam estar de olhos abertos para novas soluções e integrações com Inteligência Artificial que dão velocidade e dinamismo à atuação.

Crédito de Imagens: imagem adaptada de rawpixel.com, em Freepik

Quer conhecer formas inovadoras de gerenciar soluções para gerar inteligência e estratégia? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Acompanhe a Realize Hub nas redes sociais
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.