19th Ave New York, NY 95822, USA

Dores Empresariais e o processo colaborativo para solucioná-las

union-title
[blog]cab_dores_empresariais
Empreendedores, profissionais de Marketing e Executivos de vendas atuantes em organizações dos mais diversos formatos e tamanhos provavelmente concordam que problemas são uma espécie de commodity. Em alguns casos, os problemas cotidianos são como um tipo de combustível que proporciona o desempenho de atividades até seu esgotamento. É o velho ditado do “matar um leão por dia”. Porém, alguns problemas não são tão benignos assim e se apresentam, por vezes, de maneira bastante própria e intrínseca aos processos e cultura empresarial.
A identificação e diagnóstico de dores empresariais ainda é um processo que se baseia largamente em performance analítica humana. Para tanto, é de extrema importância ter indicadores solidificados que permitam a análise clara e sem ruídos dos elementos que estão sendo mensurados.
Em grande parte das situações, empresas acabam decidindo por buscar auxílio externo e especializado para lidar com determinadas dores. Entra em cena, então, a atuação da consultoria. O papel de um consultor, em um cenário como esse, é o de compreender a cultura organizacional, conhecer atores-chaves e buscar uma convivência colaborativa para que, todos juntos, possam entender o problema e conceber ideias inovadoras que possam trazer soluções.
Em sua maioria, as dores empresariais costumam ser processuais. Isso significa que o surgimento de problemas ocorre pela execução ineficiente de processos internos ou por uma necessidade ainda não diagnosticada de atualização de tais processos. O trabalho a ser realizado, então, é compreender os processos e, em conjunto com uma equipe interna, buscar desenhar correções ou, até mesmo, REdesenhar o processo como um todo. A proximidade com a equipe interna é vital para que não se perca o foco das necessidades que estão sendo atendidas e nem dos objetivos estratégicos da empresa. Há, ainda, a vantagem de se poder contar com a experiência e convívio desta equipe com a própria empresa: a vivência organizacional permite insights e possibilita uma relação de simbiose com novas ideias.
Em seu livro “BOLD: oportunidades exponenciais”, Peter Diamandis e Steven Kotler falam sobre, entre outras coisas, o avanço exponencial da tecnologia e sobre como ideias possuem potencial similar, ao menos na concepção de que a construção de ideias inovadoras costuma acontecer a partir de uma colaboração cumulativa. Nem sempre tal colaboração ocorre na mesma direção, contudo, uma vez que uma ideia já em voga no mercado pode ser ajustada por outra pessoa e direcionada em outro caminho. Porém, em um contexto de construção processual, pensar colaborativamente significa colocar ideias na mesa para gerar a possibilidade de que outro membro possa trabalhar em cima da ideia original e contribuir com melhorias e correções.
Soluções tecnológicas podem ser empregadas durante o processo e são formas ágeis de se identificar problemas de maneira visual e assertiva, permitindo que ideias geradas sejam confrontadas com o resultado de análise de dados e de cenários organizacionais. Ganha-se, assim, velocidade na testagem de ideias e se possibilita atuar de acordo com a máxima do “errar muito e errar rápido”. 
Por fim, o diagnóstico e tratamento de dores organizacionais se mostram enquanto oportunidades em si próprios, uma vez que contêm um enorme potencial inovador. Abrir espaço para convergência de ideias e para novas formas de se executar velhos processos é algo positivo para o redesenho desses mesmos processos e, ainda, para a criação de uma cultura de inovação dentro de sua empresa.
Quer conhecer formas inovadoras de identificar e solucionar problemas que seus clientes e mercados potenciais enfrentam? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.