19th Ave New York, NY 95822, USA

Inovação Aberta

Elemento decorativo neurônio
Inovação Aberta

DESCENTRALIZAÇÃO PARA INOVAR

O conceito de Inovação Aberta (Open Innovation), criado em 2003 por Henry Chesbrough, defende um olhar diferente sobre o processo de inovação dentro das empresas, buscando torná-lo mais abrangente, efetivo e descentralizado. Isso significa olhar para fora das quatro paredes da organização e procurar problemas que podem ser resolvidos pela empresa e, também, soluções para problemas internos. A base da Inovação Aberta é a colaboração constante entre diferentes players, com áreas de expertise também diversas para a construção de um processo que permita buscar no mercado não apenas soluções, mas também pontos de conexão com outras realidades. Na próprias palavras de Chesbrough:
“Conceitualmente, [inovação aberta] é uma abordagem mais distribuída, mais participativa e mais descentralizada da inovação, baseada no fato observado de que o conhecimento útil de hoje está amplamente distribuído - e nenhuma empresa, não importa o quão capaz ou quão grande, poderia inovar efetivamente por si só.”
Dessa maneira, a filosofia da Inovação Aberta se contrapõe à ideia tradicional de que departamentos internos de Pesquisa e Desenvolvimento são os únicos responsáveis pela capacidade inovadora de uma empresa e pelo desenvolvimento de novos produtos. Ainda, refuta a noção de que ideias devem ficar guardadas a sete chaves para evitar que sejam vazadas ou copiadas.

UM NOVO FUNIL

O modelo tradicional de inovação pode ser visualizado na forma de um funil: as ideias a respeito de novas necessidades do mercado são captadas em sua entrada e, internamente, são trabalhadas de forma a encontrar soluções inovadoras que são colocadas no mercado, na saída do funil.
O funil da Inovação Aberta, por outro lado, prevê um olhar constante para além das fronteiras da empresa. Isso quer dizer que o processo não se fecha para conhecimentos externos ou outros players do mercado que possam contribuir para o desenvolvimento de soluções. Como podemos ver na imagem abaixo, esse funil se divide em quatro etapas: Ideação, Pesquisa, Desenvolvimento e Comercialização. Cada uma dessas etapas pode contar com a colaboração de diferentes setores da empresa e insights vindos de além das fronteiras da empresa.

A INOVAÇÃO ABERTA E AS EMPRESAS DE TECNOLOGIA

O cenário da Inovação Aberta é especialmente propício para empresas de Tecnologia, uma vez que através dela é possível encontrar soluções de maneira colaborativa com empresas e profissionais que detêm competências diferentes.
Essa união de diferentes competências é potencializada, ainda, pela utilização de técnicas de crowdsourcing, co-criação ou, ainda, eventos de inovação e hackathons. Manter os olhos abertos para o que está acontecendo no mercado e buscar se aliar a profissionais que dominem formas diversas de processar dados, lidar com inteligência artificial e realizar ciência de dados são aspectos essenciais para construir inovação de maneira aberta e colaborativa.

UM CAMINHO PARA INOVAÇÕES FUTURAS

Por fim, a Inovação Aberta acaba revelando novas maneiras para as empresas inovarem ao mesmo tempo em que solidificam relações comerciais relevantes e duradouras com parceiros que podem estar em áreas diversas de atuação. Esse networking possibilita acesso a tecnologias novas, obtenção de investimentos e, até mesmo, estratégias financeiras. Expandir a atuação inovativa para além das fronteiras da empresa, portanto, mostra-se como um caminho vantajoso para todos os envolvidos e para garantir a continuidade da inovação no mercado.

LINKS INTERESSANTES

Curtiu o assunto? As referências abaixo trazem mais informações a respeito das pesquisas sobre Inovação Aberta e as novas maneiras pelas quais as empresas podem integrar esforços e inovar cada vez mais!
Quer conhecer formas inovadoras de atuar e encontrar maneiras de integrar dados entre setores e parceiros? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.