19th Ave New York, NY 95822, USA

OKR: Você mensura o que importa na sua empresa?

Elemento decorativo neurônio
Capa OKR
Delinear objetivos e estabelecer os meios pelos quais eles serão atingidos tem se mostrado um grande desafio para empresas de diversos portes. O OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave) é um sistema de gestão que permite mensurar os objetivos da empresa - ao mesmo tempo em que aumenta o engajamento das equipes. A adoção de OKR vem crescendo por se tratar de um método que permite reagir com agilidade e eficiência às constantes mudanças nos ambientes internos e externos à empresa.

Benefícios dos OKR

A metodologia de OKR visa, principalmente, que as empresas visualizem objetivos estratégicos de maneira mais eficiente, clara, envolvente e direcionada por dados. Dentre os principais benefícios estão a possibilidade de visão de forma atualizada dos resultados obtidos dentro de cada núcleo, o alinhamento e engajamento de todos os envolvidos com os objetivos da organização, a possibilidade de mensuração dos resultados e o aprendizado constante a respeito dos processos, permitindo uma tomada de decisão ágil e efetiva.

Existem diversos benefícios e motivos para se adotar a metodologia de OKR em uma empresa. Porém, para que se tenha uma experiência completa e eficaz, é necessário que os Objetivos e Resultados-Chave estejam bem estruturados.

Como Estruturar a Metodologia de OKR?

A construção de OKR, primeiramente, é um processo colaborativo. É possível ter objetivos voltados para a empresa como um todo e outros voltados especificamente para departamentos ou, até mesmo, indivíduos. Sendo assim, a comunicação entre setores e profissionais é vital para o estabelecimento assertivo de objetivos mensuráveis.

OKR
É importante ter em mente de que estamos falando dos objetivos principais da empresa - os Resultados-Chave. Portanto, o primeiro passo para definição de OKR é que eles sejam claros e específicos, com foco direto sobre algo que é uma prioridade para a empresa. A partir da clareza de um OKR é possível encontrar os caminhos possíveis para realizá-lo e, claro, para mensurá-lo.
Quanto à mensuração, é indicado que cada OKR tenha prazos que não sejam longos e que possibilitem um acompanhamento constante. Esse acompanhamento, aliás, permite um dos pontos mais essenciais da metodologia, que é sua transparência. Uma vez que a mensuração é feita periodicamente, é fácil apresentar os resultados mensurados e fornecer feedbacks às equipes envolvidas, o que leva a um reconhecimento da evolução do trabalho e a um engajamento maior por parte dos envolvidos.
Dessa forma, é possível ver objetivos muito grandes, muito numerosos ou muito vagos acabam gerando o efeito contrário do apontado acima. Para que a estratégia de OKR possa fluir por toda a organização de maneira ágil e clara, é necessário que os objetivos sejam visíveis e compreendidos por todos.

Exemplos de OKR

Ao lado podemos ver exemplos de OKR para uma empresa e para dois de seus setores, devidamente divididos em Objetivos e Resultados-Chaves para cada um deles. É importante perceber como a expressão do objetivo é sempre colocada de maneira direta e simples, enquanto os Resultados-Chave são quantificáveis.
Estabelecer Resultados-Chave claros e atingíveis dentro do período planejado é importante não apenas para a mensuração mas, também, para que sempre exista uma sensação de desafio para a equipe e, quando possível, a chance de se superar o resultado estipulado.
OKR Exemplo
Embora, normalmente, estipule-se que os objetivos sejam cumpridos por trimestre, o acompanhamento dos Resultados-Chave pode ser feito de maneira semanal, com o intuito de mostrar à equipe a evolução consistente de cada objetivo e corrigir possíveis erros de trajeto. O foco precisa estar, sempre, em manter tanto os objetivos quanto os resultados completamente visíveis a todos os envolvidos.
Quer conhecer formas inovadoras de estabelecer e gerenciar os objetivos de sua empresa? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Acompanhe a Realize Hub nas redes sociais
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.