Delinear objetivos e estabelecer os meios pelos quais eles serão atingidos tem se mostrado um grande desafio para empresas de diversos portes. O OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave) é um sistema de gestão que permite mensurar os objetivos da empresa - ao mesmo tempo em que aumenta o engajamento das equipes. A adoção de OKR vem crescendo por se tratar de um método que permite reagir com agilidade e eficiência às constantes mudanças nos ambientes internos e externos à empresa.
Benefícios dos OKR
A metodologia de OKR visa, principalmente, que as empresas visualizem objetivos estratégicos de maneira mais eficiente, clara, envolvente e direcionada por dados. Dentre os principais benefícios estão a possibilidade de visão de forma atualizada dos resultados obtidos dentro de cada núcleo, o alinhamento e engajamento de todos os envolvidos com os objetivos da organização, a possibilidade de mensuração dos resultados e o aprendizado constante a respeito dos processos, permitindo uma tomada de decisão ágil e efetiva.
Existem diversos benefícios e motivos para se adotar a metodologia de OKR em uma empresa. Porém, para que se tenha uma experiência completa e eficaz, é necessário que os Objetivos e Resultados-Chave estejam bem estruturados.
Como Estruturar a Metodologia de OKR?
A construção de OKR, primeiramente, é um processo colaborativo. É possível ter objetivos voltados para a empresa como um todo e outros voltados especificamente para departamentos ou, até mesmo, indivíduos. Sendo assim, a comunicação entre setores e profissionais é vital para o estabelecimento assertivo de objetivos mensuráveis.
É importante ter em mente de que estamos falando dos objetivos principais da empresa - os Resultados-Chave. Portanto, o primeiro passo para definição de OKR é que eles sejam claros e específicos, com foco direto sobre algo que é uma prioridade para a empresa. A partir da clareza de um OKR é possível encontrar os caminhos possíveis para realizá-lo e, claro, para mensurá-lo.
Quanto à mensuração, é indicado que cada OKR tenha prazos que não sejam longos e que possibilitem um acompanhamento constante. Esse acompanhamento, aliás, permite um dos pontos mais essenciais da metodologia, que é sua transparência. Uma vez que a mensuração é feita periodicamente, é fácil apresentar os resultados mensurados e fornecer feedbacks às equipes envolvidas, o que leva a um reconhecimento da evolução do trabalho e a um engajamento maior por parte dos envolvidos.
Dessa forma, é possível ver objetivos muito grandes, muito numerosos ou muito vagos acabam gerando o efeito contrário do apontado acima. Para que a estratégia de OKR possa fluir por toda a organização de maneira ágil e clara, é necessário que os objetivos sejam visíveis e compreendidos por todos.
Exemplos de OKR
Ao lado podemos ver exemplos de OKR para uma empresa e para dois de seus setores, devidamente divididos em Objetivos e Resultados-Chaves para cada um deles. É importante perceber como a expressão do objetivo é sempre colocada de maneira direta e simples, enquanto os Resultados-Chave são quantificáveis.
Estabelecer Resultados-Chave claros e atingíveis dentro do período planejado é importante não apenas para a mensuração mas, também, para que sempre exista uma sensação de desafio para a equipe e, quando possível, a chance de se superar o resultado estipulado.
Embora, normalmente, estipule-se que os objetivos sejam cumpridos por trimestre, o acompanhamento dos Resultados-Chave pode ser feito de maneira semanal, com o intuito de mostrar à equipe a evolução consistente de cada objetivo e corrigir possíveis erros de trajeto. O foco precisa estar, sempre, em manter tanto os objetivos quanto os resultados completamente visíveis a todos os envolvidos.
Quer conhecer formas inovadoras de estabelecer e gerenciar os objetivos de sua empresa? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!