19th Ave New York, NY 95822, USA

Pesquisa de Mercado com Grupo Focal

Elemento decorativo neurônio
Capa Pesquisa de Mercado com Grupo Focal
Certos problemas de pesquisa de mercado podem ser solucionados de maneira bastante prática e pontual quando o pesquisador está em contato com as pessoas certas. O método de Grupo Focal é uma técnica eficaz de conduzir a pesquisa em um ambiente controlado, livre de ruídos e totalmente voltado para encontrar soluções.

O que é um Grupo Focal?

Determinados tipos de pesquisas pedem que se colete as opiniões e feedbacks de diferentes públicos. Contudo, em algumas situações, ter uma amostra pequena do público já é o suficiente - e permite coletar dados especializados.
Nesse sentido, a técnica de Grupo Focal consiste em reunir essa amostra de público em um ambiente controlado (que pode ser uma sala de entrevistas ou, até mesmo, uma sala de reuniões virtual), onde um mediador irá conduzir a entrevista em grupo para obter dados qualitativos.
Essas sessões de entrevista podem ser configuradas de acordo com a necessidade da pesquisa, porém costumam ser breves e, em alguns casos, acompanhadas pelos pesquisadores - que podem estar junto ao grupo ou apenas como observadores, através de uma sala de espelhos.

Seleção dos Entrevistados

Um dos elementos mais importantes do grupo focal é o processo de escolha das pessoas que irão ser entrevistadas. Encontrar participantes que possam trazer informações e impressões relevantes é crucial para a boa execução da pesquisa.
Os grupos focais costumam ser compostos por um número limitado de participantes - normalmente, entre 5 e 10 pessoas -, que são selecionados de acordo com critérios demográficos e de comportamento.
A seleção criteriosa dos participantes auxilia, ainda, na criação e adaptação do roteiro a ser seguido pelo mediador durante a condução da entrevista. A quantidade de questões a serem levantadas e sua complexidade variam bastante, de acordo com o propósito da entrevista, porém os mediadores buscam ser o mais eficientes possível quanto ao tempo e à qualidade dos dados obtidos.

Áreas de Utilização

O Grupo Focal pode ser utilizado para diversos fins, uma vez que se trata de uma excelente ferramenta para a coleta de dados qualitativos e especializados. Seu uso mais frequente, porém, é feito pela área de Marketing em ações de Branding, lançamentos de novos produtos e levantamento de informações sobre satisfação dos clientes.
Seja qual for a finalidade, os profissionais da área podem lançar mão dessa técnica para coletar os dados necessários e ganhar um novo conhecimento acerca do público da empresa. Esse contato próximo com integrantes do público possibilita, ainda, a geração de insights e detecção de problemas que não estavam no radar da equipe.
Pesquisa de Mercado com Grupo Focal

Métodos de Aplicação e Análise

Mais do que uma simples entrevista em grupo, o Grupo Focal é conduzido por um mediador especializado e munido de um roteiro que permite direcionar a discussão e obter respostas que irão auxiliar na tomada de decisão da empresa.
Sendo assim, a criação do roteiro, a escolha do local para o desenvolvimento da reunião e a seleção dos participantes precisam estar intimamente vinculadas com os objetivos e o problema de pesquisa. Com esses elementos bem estabelecidos e executados, é possível extrair informações relevantes que, após tratamento e análise, geram inteligência e permitem uma tomada de decisão eficaz e alinhada com os objetivos pretendidos.
Quer conhecer formas inovadoras de conversar com seu público e gerar inteligência e estratégia? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Acompanhe a Realize Hub nas redes sociais
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.