O Metaverso, embora pareça um conceito recente e desconhecido da maior parte das pessoas e empresas, é uma realidade já presente e muito relevante. Por se tratar de um mercado com potencial de movimentar 800 bilhões de dólares já em 2024 e já ter até mesmo a primeira formação voltada ao tema, o Metaverso atrai a atenção de todos e cria oportunidades diversas, especialmente na área de Pesquisa.
A pesquisa no Metaverso continuará a ganhar relevância nos próximos anos, uma vez que terá o potencial de coleta e visualização de dados de consumo em tempo real e, a partir desses, ganhar inteligência para compreender tendências de comportamento e consumo também no mundo físico.
Compreendendo o Metaverso
Uma das grandes inovações tecnológicas dos últimos anos, o Metaverso se trata de um ambiente que busca estreitar a separação entre o mundo real e virtual. Para isso, utiliza-se de ferramentas que aliam Realidade Virtual e Realidade Aumentada com a internet em si. O objetivo é proporcionar a usuários uma experiência imersiva e sensorial em um ambiente onde a interação acontece em tempo real e que possui uma economia própria e repleta de novas possibilidades.
Gigantes da área de Tecnologia estão desenvolvendo e aprimorando seus ambientes no Metaverso e, dentre esses, destacam-se os esforços da Meta e Microsoft. Essas duas empresas, além do ambiente em si, também estão trabalhando no avanço do hardware necessário para a imersão no Metaverso: os já icônicos óculos de Realidade Virtual.
Embora o Metaverso pareça estar povoado, inicialmente, pelas indústrias de games e interação social, o horizonte é muito amplo e tende a se diversificar cada vez mais. A indústria do entretenimento, como um todo, vem buscando explorar o potencial de se realizar eventos e grandes shows no Metaverso. E o mercado de publicidade e pesquisa, claro, não poderiam ficar de fora.
Pesquisa no Metaverso
O potencial do Metaverso para a área de pesquisa é bastante amplo e promissor. Uma das grandes vantagens visualizadas nesse estágio é que o ambiente permitirá a realização de coletas de dados, entrevistas, grupos de foco e tantas outras ferramentas de maneira ágil e imersiva. Ou seja: o Metaverso poderá ser tanto ferramenta quanto produto de pesquisa.
O ambiente dinâmico e fortalecido por interações de Realidade Aumentada abrem espaço para novas formas de interação com grupos e públicos diversos, permitindo realizar testes de aceitação de produtos, pesquisas de tendências e de opinião 100% dentro do Metaverso, o que, com certeza, enriquecerá a experiência e tornará as pesquisas mais confiáveis e aceitas.
Outro ponto importante está na área de visualização e análise de dados, que será impactada, principalmente, por ferramentas que combinarão Realidade Virtual com Aumentada e trarão novas maneiras de tratamento e consolidação de dados coletados. Algumas empresas especializadas no Metaverso já anunciaram, inclusive, soluções para análise colaborativa, mapas de calor e visualização de dados 3D.
A atuação de diversas áreas será transformada com a propagação do Metaverso e a área de Pesquisa, certamente, não será uma exceção. Aproximar-se dessa nova realidade é uma necessidade crucial para empresas que desejam prosseguir acompanhando o público, suas tendências e seus anseios. Saber que esse ambiente está devidamente preparado para receber tanto o público quanto as empresas com ferramentas confiáveis de coleta e análise de dados é, certamente, algo que aumenta a confiança e permite que todos deem esse importante primeiro passo em direção ao universo virtual.
Quer conhecer formas inovadoras de coletar dados, enriquecê-los com inteligência artificial e transformá-los em estratégia? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!