19th Ave New York, NY 95822, USA

Pesquisa no Metaverso

Elemento decorativo neurônio
Capa Pesquisa no Metaverso
O Metaverso, embora pareça um conceito recente e desconhecido da maior parte das pessoas e empresas, é uma realidade já presente e muito relevante. Por se tratar de um mercado com potencial de movimentar 800 bilhões de dólares já em 2024 e já ter até mesmo a primeira formação voltada ao tema, o Metaverso atrai a atenção de todos e cria oportunidades diversas, especialmente na área de Pesquisa.
A pesquisa no Metaverso continuará a ganhar relevância nos próximos anos, uma vez que terá o potencial de coleta e visualização de dados de consumo em tempo real e, a partir desses, ganhar inteligência para compreender tendências de comportamento e consumo também no mundo físico.

Compreendendo o Metaverso

Uma das grandes inovações tecnológicas dos últimos anos, o Metaverso se trata de um ambiente que busca estreitar a separação entre o mundo real e virtual. Para isso, utiliza-se de ferramentas que aliam Realidade Virtual e Realidade Aumentada com a internet em si. O objetivo é proporcionar a usuários uma experiência imersiva e sensorial em um ambiente onde a interação acontece em tempo real e que possui uma economia própria e repleta de novas possibilidades.
Óculos Metaverso
Gigantes da área de Tecnologia estão desenvolvendo e aprimorando seus ambientes no Metaverso e, dentre esses, destacam-se os esforços da Meta e Microsoft. Essas duas empresas, além do ambiente em si, também estão trabalhando no avanço do hardware necessário para a imersão no Metaverso: os já icônicos óculos de Realidade Virtual.
Embora o Metaverso pareça estar povoado, inicialmente, pelas indústrias de games e interação social, o horizonte é muito amplo e tende a se diversificar cada vez mais. A indústria do entretenimento, como um todo, vem buscando explorar o potencial de se realizar eventos e grandes shows no Metaverso. E o mercado de publicidade e pesquisa, claro, não poderiam ficar de fora.
Pesquisa e Metaverso

Pesquisa no Metaverso

O potencial do Metaverso para a área de pesquisa é bastante amplo e promissor. Uma das grandes vantagens visualizadas nesse estágio é que o ambiente permitirá a realização de coletas de dados, entrevistas, grupos de foco e tantas outras ferramentas de maneira ágil e imersiva. Ou seja: o Metaverso poderá ser tanto ferramenta quanto produto de pesquisa.
O ambiente dinâmico e fortalecido por interações de Realidade Aumentada abrem espaço para novas formas de interação com grupos e públicos diversos, permitindo realizar testes de aceitação de produtos, pesquisas de tendências e de opinião 100% dentro do Metaverso, o que, com certeza, enriquecerá a experiência e tornará as pesquisas mais confiáveis e aceitas.
Pesquisa no Metaverso
Outro ponto importante está na área de visualização e análise de dados, que será impactada, principalmente, por ferramentas que combinarão Realidade Virtual com Aumentada e trarão novas maneiras de tratamento e consolidação de dados coletados. Algumas empresas especializadas no Metaverso já anunciaram, inclusive, soluções para análise colaborativa, mapas de calor e visualização de dados 3D.
A atuação de diversas áreas será transformada com a propagação do Metaverso e a área de Pesquisa, certamente, não será uma exceção. Aproximar-se dessa nova realidade é uma necessidade crucial para empresas que desejam prosseguir acompanhando o público, suas tendências e seus anseios. Saber que esse ambiente está devidamente preparado para receber tanto o público quanto as empresas com ferramentas confiáveis de coleta e análise de dados é, certamente, algo que aumenta a confiança e permite que todos deem esse importante primeiro passo em direção ao universo virtual.
Quer conhecer formas inovadoras de coletar dados, enriquecê-los com inteligência artificial e transformá-los em estratégia? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Acompanhe a Realize Hub nas redes sociais
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.