19th Ave New York, NY 95822, USA

User Experience (UX) e o desenvolvimento de produtos, soluções e campanhas

Elemento decorativo neurônio
Personas e UX

COMO CONHECER O CLIENTE OU USUÁRIO?

Planejamento e Estratégia
A compreensão das necessidades do usuário precisa sempre ser um guia que leve a equipe na direção da melhor proposta de valor (solução) possível. Mais do que realizar desejos do cliente, a prática leva a resultados mais efetivos e consistentes na conquista e manutenção da carteira de cliente.
Dentro da grande área do Design, a subárea transversal que se preocupa com essas questões é o UX, ou Experiência do Usuário (User Experience, em inglês). O profissional ou as técnicas essa área são o responsáveis por pensar não apenas em questões de ordem visual, mas também na usabilidade do produto - seja ele um sistema, um aplicativo ou um dashboard estratégico - e na melhor forma de tornar a experiência agradável, intuitiva e certeira para o usuário final.
As ferramentas à disposição desse profissional são numerosas e têm perfil muito mais voltado para o planejamento e as pesquisas necessárias para se garantir um resultado eficiente. Assim, o Designer UX vai pensar em desenvolvimento de mapas de stakeholders, taxonomias e storytelling, apenas para citar algumas dessas ferramentas.
Neste post, porém, vamos nos focar em uma ferramenta em especial: a criação de Personas. Além disso, vamos ver como essa técnica, em algumas situações, pode servir como uma maneira de aprofundar o conhecimento que se tem sobre o usuário e entender melhor suas necessidades.

O QUE SÃO PERSONAS?

Na verdade, o conceito de Personas é já bastante difundido na área de Marketing e no próprio Design. A grosso modo, trata-se de uma ficha com características e particularidades de um usuário ideal para o produto que se está desenvolvendo. A ideia dessa ferramenta é permitir que os desenvolvedores pensem nos atributos do produto a partir da visão do usuário, tendo em mente as necessidades dele e levando em consideração quem ele é.
Existem dois caminhos pelos quais se pode criar as Personas para um projeto. O primeiro, e mais comum, consiste em construir a Persona enquanto o usuário ideal do produto. Em outras palavras, a Persona se torna um representante do público médio que irá utilizar a solução. Alguns aspectos que podem ser pensados e definidos através de pesquisas e análises de dados com inteligência artificial são:
• Nome
• Idade
• Profissão
• Informações demográficas
• Características sociais
• Comportamentos
• Objetivos
• Dores
Ficha Persona

A PERSONA ESPECÍFICA

Em alguns projetos especiais, é possível definir a Persona de uma forma bem mais objetiva. Principalmente quando se desenvolve soluções digitais estratégicas, como sistemas ou painéis para análise de dados, o usuário final acaba sendo um grupo bem mais específico ou, algumas vezes, até mesmo uma única pessoa.
Nesses casos, o desenvolvimento da Persona se torna um processo de estreitamento de relação com um usuário real e que está ao alcance da equipe de desenvolvimento. Embora ainda seja necessário pesquisar e pensar na Persona em conjunto com as informações obtidas por outras ferramentas do Design Thinking, esse acesso ao usuário final permite, por exemplo, a realização de entrevistas que podem trazer informações valiosas sobre o cotidiano real desse usuário, suas dores e as transformações que a solução trará para esse cotidiano.
Planejamento

A SOLUÇÃO CENTRADA NO USUÁRIO

Os benefícios que a estruturação bem realizada de uma Persona trazem são significativos para o profissional de UX, uma vez que a partir de informações baseadas na realidade do usuário ele poderá pensar em experiência, linguagem e fluxo de informações de maneira assertiva e eficaz, tudo isso orientado a sanar as dores do usuário final.
Por fim, o desenvolvimento das Personas de um projeto se torna muito mais do que uma documentação de pesquisa ou uma formalidade para continuidade do projeto. É uma forma de entender o usuário, suas necessidades e sua identidade para que se possa criar a melhor maneira de interação com ele.
Quer conhecer formas inovadoras e estratégicas de conhecer seu público e desenvolver soluções eficientes? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.