19th Ave New York, NY 95822, USA

A Importância da Segurança de Dados

Elemento decorativo neurônio
Capa Segurança de Dados
Segurança de dados é o conjunto de práticas para proteger dados sensíveis de acessos sem autorização - que podem levar a uso indevido, vazamentos, modificação ou destruição dos dados. A importância da Segurança de Dados é inegável para qualquer tipo de organização e, por isso, é cada vez mais comum observar as medidas que são tomadas para que bases de dados estejam sempre protegidas contra ameaças externas. Neste artigo veremos os métodos de proteção disponíveis, os tipos de ameaças e, finalmente, como a Inteligência Artificial se relaciona com a área de Segurança de Dados.

Como Proteger Dados

Existem diversas formas de proteger dados e, ainda, diversas soluções tecnológicas que  auxiliam na segurança de informações sensíveis, sejam elas arquivos pessoais ou bases de dados de empresas.
Essas soluções normalmente envolvem a combinação de algumas das técnicas abaixo:

Encriptação de Dados:

Através de algoritmos matemáticos, os dados são transformados e se tornam ilegíveis para pessoas sem o nível de acesso necessário para decodificá-los.

Controle de Acesso:

Limitação de acesso dos dados para usuários autorizados. Pode envolver utilização de senhas, biometria e a combinação de diferentes fatores.

Backup:

Manter cópias seguras dos dados e armazená-los em diferentes locais auxilia na preservação e, em caso de invasões, no restabelecimento rápido do acesso.

Atualizações de Softwares:

Manter os programas atualizados garante a utilização de patches e protocolos de segurança mais recentes, eficazes e preparados para lidar com ameaças.

Treinamento da Equipe:

A segurança dos dados é uma preocupação que deve permear toda a equipe. Manter a equipe envolvida, engajada e atualizada a respeito das boas práticas de segurança é essencial.

Segurança Física:

Embora a maior parte das invasões e roubos de dados aconteça em ambiente virtual, é importante estabelecer protocolos de segurança para dados ainda não-digitalizados e para servidores locais.

Ameaças Possíveis

Existem diversas ameaças em potencial que a área de Segurança de Dados busca combater. Embora sejam variadas e com diferentes níveis de ocorrência, as principais ameaças são:

Hacking:

O método mais famoso de invasão. Envolve a utilização de softwares  ou hardwares especializados para obter acesso a sistemas ou bases de dados. Hackers possuem motivações diversas para sua atuação, que vão desde ganho financeiro até a  sensação de desafio ao tentar quebrar a segurança de um sistema.

Malware:

São softwares desenvolvidos para causar danos a outros computadores, sistemas ou redes. Podem se espalhar através de e-mails, downloads de arquivos nocivos ou, em casos mais raros, podem ser inseridos de forma maliciosa em computadores alheios.

Ransomware:

Também conhecido como “sequestro de dados”, este método consiste em restringir o acesso aos dados da  vítima através da encriptação indevida dos dados. É um dos métodos mais danosos, uma vez que pode manter a vítima afastada de seus dados até que o pagamento do resgate seja efetuado.

Engenharia Social:

Nem todas as ameaças envolvem invasões ou softwares complexos para obter dados indevidamente. A Engenharia Social consiste em ações de manipulação psicológica de indivíduos para que estes entreguem dados de acessos a contas de e-mail, redes sociais ou dados privados sensíveis, como contas bancárias ou CPF.

Roubo físico:

O roubo de dispositivos físicos deve sempre ser uma preocupação para pessoas e organizações, uma vez que smartphones, laptops e discos rígidos sem encriptação podem ser facilmente acessados e explorados.

Manter estas e outras ameaças em mente é uma responsabilidade de todos os membros de uma organização e, por isso, é vital utilizar as boas práticas citadas anteriormente - principalmente a atualização constante da equipe e o contínuo aprendizado.
Segurança de Dados

Como Envolver I.A. na Segurança de Dados?

Técnicas de Inteligência Artificial já são amplamente usadas por soluções tecnológicas desenvolvidas para auxiliar na Segurança de Dados. Contudo, a constante melhoria dessas técnicas apontam para a ampliação dessa utilização no futuro. Veja abaixo algumas formas pelas quais a Inteligência Artificial colabora com a segurança de suas informações.
  • Detecção Automática de Ameaças: algoritmos podem ser treinados para identificar padrões de comportamento de ameaças. Essa automatização permite que as equipes envolvidas na segurança reajam com agilidade e precisão.
  • Melhorias em Acesso: Inteligência Artificial possibilita o desenvolvimento de melhorias constantes nos métodos de autenticação, como biometrias, acessos por dois fatores, etc.
  • Melhorias em Encriptação: algoritmos gerados por Inteligência Artificial aumentam a complexidade de encriptação, tornando mais difícil o acesso não-autorizado a dados.
  • Melhorias de Segurança em Cloud Computing: técnicas de Inteligência Artificial podem ajudar no monitoramento de servidores na nuvem e detectar possíveis ameaças com rapidez.
De forma geral, as técnicas de Inteligência Artificial são ferramentas poderosas na Segurança de Dados, principalmente quando utilizadas em conjunto com práticas de conscientização de equipe e de segurança física de informações.
Quer conhecer formas inovadoras de gerenciar e proteger os dados de sua empresa para gerar inteligência e estratégia? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Acompanhe a Realize Hub nas redes sociais
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.