19th Ave New York, NY 95822, USA

Como transformar problemas em soluções?

Elemento decorativo neurônio
Capa Lean Prototyping
Em meio ao processo de inovação em uma empresa, é comum que equipes se deparem com a necessidade de desenvolver soluções e produtos novos para solucionar as dores e desafios identificados. Nesse momento surge o questionamento de como é possível projetar essas soluções com agilidade, de maneira pontual e preparada para testes e possíveis feedbacks.
Ao aliar a filosofia ágil promovida por startups com as noções de Design Thinking, é possível testar soluções em seus formatos mais básicos e, ainda, visando melhorias. Aqui reside o principal benefício de se unir as metodologias de Design Thinking, Agile e Lean Startup: a criação de soluções é colaborativa e rápida, permitindo pivotagem com consequências baixas e produzindo resultados que possibilitam ver a evolução do processo. Este é o Lean Prototyping.

Criando soluções com quem entende os problemas

Pode parecer algo um tanto óbvio, mas é algo que precisa ser dito: o processo de criação de soluções precisa começar pela escolha dos participantes certos. Isso significa que é de extrema importância compreender que a metodologia de Design Thinking não é somente uma sessão de brainstorming. Embora a coleta ampla de opiniões e ideias tenha seu valor, esse é um momento de assertividade e precisão. Para isso, é necessário envolver no processo os colaboradores certos (que estão mais próximos do problema a ser sanado) e criar o ambiente propício para ideias, usando as ferramentas certas.
Com uma equipe bem selecionada e formada, é possível trabalhar efetivamente a identificação do problema e guiar os esforços na direção da inspiração e geração de ideias. Por fim, com todos os participantes engajados em uma ideia, inicia-se a fase de prototipagem e teste da solução escolhida.
Modelo Gartner do processo para combinar Design Thinking, Lean Startup e Agile

Fazer rápido, errar rápido, pivotar rápido

A grande vantagem do Lean Prototyping está em sua simplicidade e no desenvolvimento rápido de soluções que podem ser corrigidas e adaptadas de forma igualmente rápida. Isso cria a possibilidade de se gerar ideias cada vez melhores, por uma equipe altamente especializada e pronta para receber feedbacks mesmo em uma fase inicial de elaboração.

Os protótipos não precisam de alta complexidade para ser testados ou receber inputs de atores externos ao processo de ideação. Até pouco tempo atrás, empresas precisavam desenvolver projetos que consumiam meses apenas em fase de planejamento e que exigiam o processo quase completo de prototipagem até se encontrarem em uma estágio maduro o bastante para serem validados. Obviamente, esse cenário demandava grandes esforços e investimentos pesados que, muitas vezes, podiam não encontrar retorno.

Com o Lean Prototyping e a manutenção das Metodologias Ágeis, é possível testar e corrigir em tempo muito curto e com baixo investimento. O resultado da adoção dessas metodologias é a criação de um ambiente propício ao aprendizado constante e à geração de novas ideias que irão manter o ciclo de inovação em movimento contínuo.
Quer conhecer formas inovadoras de gerar ideias e solucionar problemas com inteligência e estratégia? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Acompanhe a Realize Hub nas redes sociais
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.