19th Ave New York, NY 95822, USA

O Valor da Pesquisa Interna

Elemento decorativo neurônio
Capa Pesquisa Interna
É comum olharmos para fora quando confrontados com um problema de pesquisa. Porém, a importância de reconhecer o valor da pesquisa interna não pode ser subestimada. Muito mais do que uma simples ferramenta para averiguar questões de motivação de equipe e grau de satisfação nos setores de uma empresa, a pesquisa interna pode revelar insights e soluções - além de auxiliar na organização de dados da empresa.

Por que Pesquisar no Ambiente Interno?

Nem sempre as soluções para um determinado problema estão do lado de fora da empresa. Além de questões que são intrinsecamente internas (como clima organizacional, employer branding, etc), alguns assuntos como qualidade de produtos e relação com clientes podem encontrar caminhos de resolução na experiência e opinião do público interno.
Além das contribuições que podem vir a partir do público interno, é sempre importante ressaltar a relevância da organização de dados de uma empresa. Consultas a data lakes e cruzamentos dos dados que podem estar contidos neles são fontes valiosas de informações para a geração de inteligência que contribui no processo de tomada de decisão.

Superando o Viés Interno

É claro que, durante a condução de uma pesquisa interna, é essencial que se evite o viés pessoal ou quaisquer outras concepções que possam contaminar o entendimento da situação.
Para contornar situações como essas, é possível trazer um mediador externo que terá como função assegurar o bom andamento da pesquisa. O mediador pode, ainda, lançar mão de recursos como entrevistas individuais ou com pequenos grupos e agir como um filtro, separando opiniões enviesadas de dados qualitativos que servirão aos propósitos da coleta.
Outro recurso que ajuda no enfrentamento dessas situações é a coleta anônima de informações. O anonimato possibilita que o público interno possa externar sua visão sem receio de reprimendas ou julgamentos do restante do grupo.

Áreas de Pesquisa Interna

Conforme citamos anteriormente, a área de Recursos Humanos pode se beneficiar amplamente de ações de pesquisa interna. Empresas de diferentes portes já compreendem a importância do ciclo de consultas ao público interno a respeito de satisfação e clima organizacional. Contudo, além das questões de gerenciamento de colaboradores e desenvolvimento, as opiniões e experiências internas podem ser aplicadas a outros tipos de pesquisas.
Testes de produtos, por exemplo, podem receber grandes contribuições do público interno, embora não seja indicado executar os testes de forma completamente interna. Os colaboradores envolvidos no desenvolvimento de um produto podem oferecer panoramas valiosos acerca do histórico do produto, bem como trazer inputs acerca de melhorias e maneiras pelas quais os testes podem ser realizados externamente.
Além disso, em processos para melhor compreensão do público de uma empresa - o chamado Consumer Insight - o valor da experiência dos colaboradores é certamente visível. Equipes de diferentes setores de uma organização possuem variadas informações sobre clientes e a relação da empresa com eles e os meios de contato utilizados para a comunicação com esses clientes. Coletar essas informações e tratá-las corretamente gera uma fonte valiosa de dados para a geração de insights.
Construir um ambiente onde essas informações possam ser captadas e utilizadas de forma estratégica é essencial para a manutenção dos objetivos de uma empresa. E, por vezes, a solução de um problema pode estar mais próxima do que imaginamos.
Quer conhecer formas inovadoras de gerenciar e refinar os dados de sua empresa para gerar inteligência e estratégia? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Acompanhe a Realize Hub nas redes sociais
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.