19th Ave New York, NY 95822, USA

OKRs: Como Implantar e Estabelecer Resultados-Chave

Elemento decorativo neurônio
Capa OKR parte 2

Este é o segundo artigo de nossa série sobre OKRs. Confira o artigo anterior, "OKR: Você mensura o que importa na sua empresa?" neste link!

Como vimos no artigo anterior, a metodologia de OKR traz um grande número de benefícios para uma organização. Em um momento de intensa e constante transformação, como o que vivemos hoje, é importante que exista dinamismo na gestão e a compreensão de que performance não é tudo.

Nesse sentido, o maior benefício trazido pela metodologia de OKR é a de se alinhar a estratégia da organização com objetivos mensuráveis que levam à realização do verdadeiro propósito de uma empresa. Atingir o Propósito Transformador deve ser o grande norte para as organizações - e é justamente isso que o OKR ajuda a fazer.
Ordem implantação OKR

A Implantação da Metodologia de OKR

Em seu livro "Os OKRs e as Métricas Exponenciais", Emílio Herrero Filho oferece um processo de implantação de OKRs, que pode ser visualizado na figura abaixo. A razão de ser desse processo é a de tornar visível para todos os integrantes do time quais são os papéis que cada um irá cumprir, bem como manter claros os valores e compromissos assumidos por todos durante a jornada para a conquista dos objetivos estabelecidos.

Livro OKR e Métricas Exponenciais
OKR Processo de Implantação
FILHO, EMÍLIO HERRERO. Os OKRs e as Métricas Exponenciais. Rio de Janeiro – RJ: Alta Books, 2021, edição Kindle, cap. III

Para a construção dos objetivos em si, é sempre importante ressaltar que a metodologia permite que se trabalhe em três níveis: Organização, Áreas e Indivíduos. Por enquanto, iremos nos ater ao primeiro, que é o mais abrangente e próximo do Propósito Transformador da empresa.

Os três passos para a construção dos OKRs são a Definição dos Objetivos Estratégicos, a Determinação dos Resultados-Chave da Organização e a Escolha das Iniciativas da Organização. Confira abaixo as características que os Objetivos e Resultados-Chave precisam ter:
OBJETIVOS
  • Específicos: claro, simples, sem ambiguidade, com foco e que leve esforços para a mesma direção
  • Mensuráveis: pode ser aferido e mensurado de forma quantitativa e qualitativa
  • Realizáveis: ousado, mas possível de ser cumprido
  • Relevantes: importante do ponto de vista estratégico e da criação de valor
  • Determinados por Tempo: tem prazo e  um cronograma de conclusão com início, meio e fim.
RESULTADOS-CHAVE
  • Poucos: menos é mais. Definir resultados que realmente sejam essenciais
  • Demonstram resultados e não cumprimento de tarefas
  • Expressos de forma clara e simples
  • Possuem métricas bem definidas
  • Possuem responsável pela entrega
  • Têm prazo definido
  • Estão sujeitos a ajustes
Como vimos, os objetivos e resultados-chave precisam estar intimamente ligados à estratégia da organização e a seu propósito de transformação. A partir do momento em que esses dois pontos estão bem estabelecidos, a metodologia OKR consegue cumprir seu principal papel: alinhar a atuação de setores e indivíduos de maneira clara, para que todos cumpram seus papéis com confiança e podendo observar resultados relevantes e que levam adiante o propósito principal da empresa.
Quer conhecer formas inovadoras de estabelecer objetivos ligados às suas estratégias? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Acompanhe a Realize Hub nas redes sociais
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.