19th Ave New York, NY 95822, USA

Pesquisa de Mercado com Data Storytelling

Elemento decorativo neurônio
Capa Data Storytelling
Entre os desafios para profissionais que atuam em projetos e funções estratégicas estão: tomada de decisões com base em dados, apresentar resultados de atuação ou pesquisa de forma interessante, envolvente e compreensível para os diversos perfis que compõem a equipe ou mesmo níveis de diretoria e VP. A técnica de Data Storytelling auxilia não apenas na apresentação de dados relevantes, mas também na criação de envolvimento a partir desses dados.

Por que Data Storytelling?

Data Storytelling - Criando Histórias
A técnica de Data Storytelling, como mostrado acima, é uma maneira de apresentar valor e criar engajamento com um determinado público. Porém, muito além disso, é ainda possível demonstrar através de histórias um elemento humano na análise e estruturação de dados. Por mais que a Tecnologia ofereça diversas facilidades na hora de se analisar e estruturar dados, o ato de criar e compartilhar histórias ainda é uma atividade bastante humana e que demonstra cuidado, atenção e espírito colaborativo.
O Storytelling, ainda, é uma forma de tornar simples a análise de dados que, muitas vezes, são complexos e intrincados. Essa simplificação, claro, não significa ser simplório, mas sim, ser objetivo e de fácil compreensão.
Atingir o público, seja ele interno ou externo, com histórias relevantes e impactantes, que geram engajamento e respostas é o grande benefício do Data Storytelling. Grandes players do mercado mantêm sempre em foco o poder que uma boa história possui no sentido de estabelecer relações com os públicos e torná-las duradouras. Trata-se, por fim, de colocar em prática a criatividade do Marketing para encontrar os personagens e apresentar suas histórias de forma cativante.

Pesquisa de Mercado com Foco em Storytelling

A Pesquisa de Mercado voltada para o Marketing, tem por objetivo, “identificar as necessidades de informação, prover essa informação e ajudar o executivo a adotar as decisões corretas” (Malhotra, 2006, p. 621), dentre as aplicações, serve para se conhecer o público, a concorrência, monitorar impressões da marca assim como monitorar a satisfação do cliente. Os dados coletados durante essas pesquisas, além de serem analisados, enriquecidos e visualizados, ainda podem ser dispostos de maneira a contar uma história que facilite sua compreensão e gere engajamento tanto interno quanto externo.
A pesquisa de marketing procura fornecer informações precisas que reflitam uma situação verdadeira. Ela é objetiva de ser executada de forma imparcial. [...] O lema de todo pesquisador deve ser “Encontre e descreva tal como é”.

(Malhotra, 2006)

O processo de apresentar dados em forma de história é uma forma de visualização de dados, porém não se restringe somente a apresentar informações em um infográfico, por exemplo. Como toda boa história, é necessário que exista um personagem, uma linha narrativa e um propósito, não raro, entra também a figura do oponente ou do anti-herói.

Um exemplo bastante eficaz de Data Storytelling é o Spotify Wrapped, as retrospectivas musicais que o Spotify está transformando em uma tradição de final de ano. A coleta dos dados é realizada através do próprio hábito do usuário na plataforma e, posteriormente, esses dados são estruturados de maneira a mostrar para o usuário como foi sua experiência musical no último ano. Trata-se de uma maneira bastante simples e objetiva de transformar o usuário no personagem principal de uma narrativa na qual ele pode relembrar momentos e músicas - além de compartilhá-las com outros usuários através de playlists.

Data Storytelling - Spotify Wrapped

Ou seja, o propósito é claro, o personagem é o próprio usuário e a linha narrativa gera engajamento através da lembrança de diferentes momentos do ano desse personagem. A cereja do bolo vem na forma da playlist composta pelas faixas mais ouvidas pelo usuário, para que ele possa salvá-la e compartilhá-la com quem quiser.

Quer conhecer formas inovadoras gerar engajamento estratégico através inteligência e dados? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Acompanhe a Realize Hub nas redes sociais
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.