19th Ave New York, NY 95822, USA

Pesquisa de Mercado com Escuta Ativa

Elemento decorativo neurônio
Capa Escuta Ativa
O caminho para a solução de um problema de pesquisa passa, inevitavelmente, pela necessidade de se coletar informações com stakeholders envolvidos na pesquisa. A importância de se fazer essa coleta com eficiência e confiança é indiscutível e, por isso, pesquisadores colocam em uso uma série de ferramentas que auxiliam nesse processo. Nesse sentido, uma das técnicas mais eficazes para a Pesquisa de Mercado é a Escuta Ativa - uma forma de conduzir entrevistas com foco em empatia e na compreensão de que cada ator envolvido na pesquisa enxerga os problemas e as situações de maneira única.

O que é Escuta Ativa?

A Escuta Ativa se trata de uma habilidade comunicacional que ajuda o pesquisador a conduzir diálogos de forma eficiente e com foco no que é dito pelo interlocutor. Isso significa que a atenção do entrevistador está totalmente voltada à compreensão do que está sendo falado pelo entrevistado. Seu objetivo principal é manter a linearidade da conversa para coletar impressões não somente pelo registro da fala, mas também por aspectos de linguagem corporal.
A aplicação de Escuta Ativa se preocupa em criar um diálogo linear e livre de ruídos que possam causar falhas de interpretação. Além disso, o entrevistador buscará permitir que a conversa tenha um fluxo natural, respeitando o momento de fala do interlocutor, a fim de enxergar a situação através de seu olhar.

A Escuta Ativa na Pesquisa de Mercado

As informações coletadas através da técnica de Escuta Ativa podem enriquecer e beneficiar amplamente a Pesquisa de Mercado. A capacidade dessa técnica em coletar dados qualitativos com precisão e sem excessos propicia maior agilidade para a análise desses dados, através de Análise de Sentimentos, por exemplo.
Contudo, - é importante frisar - o maior benefício da Escuta Ativa é o entendimento privilegiado da situação investigada, uma vez que o entrevistador sempre buscará ser empático e, com o uso de perguntas investigativas, ter uma visão ampla e precisa dessa situação.
Essa compreensão da situação possibilita, ainda, a antecipação de insights para a solução do problema de pesquisa e, até mesmo, a criação e validação de novas hipóteses.

Características da Escuta Ativa na Pesquisa de Mercado

  • Atenção no interlocutor: foco completo na conversa e sem distrações, para que o interlocutor se sinta seguro e respeitado naquilo que está dizendo.
  • Livre de Julgamentos: o entrevistador permite que o interlocutor realize sua fala e evita permitir que suas expectativas contaminem o diálogo.
  • Perguntas que contribuem: durante a entrevista são realizadas somente perguntas relevantes e que ajudam o falante a desenvolver seu relato e seus argumentos.
  • Absorção de informações: o entrevistador não seleciona ou descarta informações durante a conversa, mas, sim, busca ter a postura de absorver o máximo possível.
  • Empatia: acima de tudo, o entrevistador estará focado em estabelecer uma conexão com o falante e buscar observar suas motivações, anseios e valores.
Quer conhecer formas inovadoras de coletar dados para gerar inteligência e estratégia? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Acompanhe a Realize Hub nas redes sociais
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.