19th Ave New York, NY 95822, USA

Análise de Sentimentos e a Estratégia de sua empresa

Elemento decorativo neurônio
Capa Análise de Sentimentos
Uma das ferramentas da Ciência de Dados para converter dados qualitativos em informações diretas e quantificáveis se chama Análise de Sentimentos.
O acompanhamento de métricas a respeito do público de uma empresa é de vital importância para responder ao mercado de forma efetiva e ágil. Porém, como podemos fazer o acompanhamento de questões mais subjetivas, como opiniões ou sentimentos provocados por uma campanha, por exemplo?

Etapas da Análise de Sentimentos

Feedback de Clientes
Vamos imaginar que uma organização busca saber a opinião de seu público a respeito de um produto, por exemplo. É comum o uso de questionários que combinam perguntas objetivas, com escolhas pré-definidas, e perguntas subjetivas, também chamadas de questões abertas.
Uma vez que elas são abertas, isso significa que o resultado da coleta será um grupo de opiniões diversas e não normalizadas entre si. Com esses dados em mãos, passa-se às etapas de Limpeza e Transformação. Aqui os dados serão normalizados e colocados em valores absolutos (ou seja, em termos como “Positivo” e “Negativo” ou, ainda, “Ótimo”, “Bom”, “Regular”, “Ruim”, etc).
Após esse tratamento dos dados, é possível visualizá-los em uma plataforma, para observar o estado da opinião geral do público sobre o produto. Essas quatro etapas (Coleta, Limpeza, Transformação e Disposição) são permeadas por técnicas de machine learning e permitem analisar as questões subjetivas e traçar estratégias de maneira abalizada e confiável.

Estratégia apoiada em dados

Ok, mas como exatamente esses dados podem virar estratégia que guie os objetivos de uma organização em sua relação com o público?
A coleta periódica desses dados qualitativos abre as portas para a aplicação da Análise de Sentimento ao longo do tempo - e isso cria as condições ideais para se visualizar a efetividade de campanhas de Marketing, por exemplo, em determinados tipos de grupos. É possível, ainda, criar novas segmentações e elaborar formas diferentes de interação com cada um dos segmentos encontrados.
Além disso, a quantificação das opiniões do público serve para se visualizar a relação desse público com os mais diversos aspectos de um produto ou serviço.
No caso de um produto físico, por exemplo, é possível clusterizar as opiniões a respeito de todo o seu processo de venda, tornando tangível a porcentagem de pessoas satisfeitas ou insatisfeitas com qualidade, entrega, embalagem e etc.
Sendo assim, a Análise de Sentimentos abre portas para análises profundas que geram insumo estratégico de curto, médio e longo prazo.
Feedback e Análise

Aplicações da Análise de Sentimentos

Uma das grandes vantagens da Análise de Sentimentos é que ela pode ser aplicada nas mais variadas áreas de negócios, sejam elas indústria, varejo, TIC ou afins. Uma de suas aplicações mais comuns é na medição do NPS de uma organização.
Ela é especialmente valiosa na pesquisa de mercado, no monitoramento de presença digital de uma marca, no serviço ao consumidor e em muitas outras. Através de um processo bem estruturado de coleta e tratamento, essas opiniões se transformam num insumo de valor inestimável e que abre caminhos para a fidelização de clientes e, consequentemente, ao fortalecimento da marca e das relações de negócios.
Quer conhecer formas inovadoras de organizar e analisar coletas de dados com seu público? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.