19th Ave New York, NY 95822, USA

SCRUM: Geração de valor com agilidade

Elemento decorativo neurônio
Capa SCRUM
Minimizar a complexidade de projetos dentro de uma organização nem sempre é possível. Em meio a diversos fatores que estão em constante movimento e transformação, encontrar uma forma de fazer a organização de projetos com agilidade e de maneira a manter a equipe alinhada e produtiva é, certamente, um ganho que não pode ser ignorado. Dentre as metodologias ágeis existentes, o SCRUM é especialmente versátil por oferecer um caminho para a organização e distribuição de papéis.

Gerar Valor e Encontrar Soluções para Problemas Complexos

Como dito anteriormente, a organização de projetos é um ponto sensível para qualquer empresa. Nesse sentido, o SCRUM se apresenta como um framework versátil que auxilia na geração de valor ágil através da adoção de um método adaptativo para encontrar soluções para problemas complexos.
O grande benefício do framework SCRUM é sua simplicidade. Facilmente adaptável para diferentes realidades, o SCRUM se opõe a métodos de algoritmos, preferindo ser um fluxo de descobertas e transformações durante o processo. Com a compreensão de que planejamentos longos e inflexíveis tendem a gerar resultados insatisfatórios, o SCRUM oferece uma maneira fácil de divisão de papéis no projeto e propicia pivotagem rápida, quando necessário.
O nome do framework tem sua origem no rugby, onde os jogadores de ambos os times assumem a formação de SCRUM (veja imagem abaixo) e, unidos, precisam empurrar a formação adversária para conquistar a posse de bola, enquanto são orientados por um jogador externo.
Formação SCRUM

Divisão de Papéis para Geração de Valor

A característica principal do framework é a atuação em equipes pequenas, onde existem os seguintes papéis:
  • SCRUM Master: responsável pelo projeto, orienta o restante do time e busca oferecer auxílio e soluções para problemas pontuais.
  • Product Owner: é o decisor do projeto e responsável por manter um backlog claro de informações que ajudem a equipe a gerar o valor esperado.
  • Time SCRUM: a equipe envolvida no desenvolvimento do projeto. Trata-se de um grupo multidisciplinar, com profissionais de diferentes backgrounds e competências.
Com a equipe estabelecida, o processo do SCRUM acontece em reuniões diárias curtas, onde cada integrante abordará o que foi realizado até então, quais são seus próximos passos e, principalmente, quais os obstáculos encontrados. Essa última parte é essencial, pois o papel do restante do time é encontrar formas de ajudar na superação de problemas e evitar que o projeto seja interrompido.
Além disso, as equipes podem se utilizar de quadros kanban para melhor visualização do projeto e das tarefas em que cada integrante está envolvido. O importante é a criação de um ambiente coeso, onde o time possa atuar com confiança, sem excessos e de maneira criativa e flexível.
Processo SCRUM
Quer conhecer formas inovadoras de gerenciar processos em sua empresa para gerar inteligência e estratégia? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Acompanhe a Realize Hub nas redes sociais
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.