19th Ave New York, NY 95822, USA

Desafios e Caminhos para a Transformação Digital

Elemento decorativo neurônio
Transformação Digital
Em um artigo publicado no primeiro semestre de 2019, na Harvard Business Review, os autores apontaram uma pesquisa que indicou que embora os riscos ligados a processos de Transformação Digital fossem a preocupação número um para CEO’s em 2019, 70% das iniciativas de Transformação Digital não alcançaram seus objetivos.
Neste início de 2023 é interessante olhar para o quão atuais e relevantes ainda são o artigo e a pesquisa. Mesmo com o mercado e grandes organizações destacando a importância da Transformação Digital para o futuro das empresas, ainda é possível observar a dificuldade de se alinhar esses esforços ao planejamento estratégico.

O que é Transformação Digital?

A principal definição para Transformação Digital é a de que se trata da utilização de novas tecnologias para criar ou modificar processos internos, de negócios ou de relação com o consumidor - de forma a estarem alinhados com as constantes mudanças tecnológicas.
Essas transformações podem ocorrer em diferentes escopos e gerar os mais diversos impactos. Podem se apresentar como a construção de um novo app que facilita que seu público-alvo adquira seu produto ou serviço ou como a adoção de home office para garantir a continuidade do trabalho durante uma pandemia ou, simplesmente, possibilitar a colaboração entre atores que estão distantes geograficamente.
O ponto defendido pelo artigo é o de que muitas empresas estão entendendo a Transformação Digital como a mera aquisição de novas tecnologias e ferramentas, sem que aconteça o devido planejamento e a devida adequação. Em suma, a Transformação Digital não seria somente sobre Tecnologia, mas sobre a visão de futuro que a organização possui.

Os Pilares da Transformação Digital

Os quatro pilares da Transformação Digital são Experiência do Consumidor, Dados & Análise, Computação em Nuvem e Mobilidade. A importância desse quarteto é tão grande que se torna inegável o fato de que eles vêm sendo adotados efusivamente por empresas mundo afora. Assuntos como a importância do envolvimento do consumidor, ferramentas de BI, evolução de inteligência artificial e afins estão bastante difundidos.
O que parece ainda não estar bem estabelecido é a necessidade desses pilares estarem fundamentados por estratégia e por preparação da cultura empresarial para trabalhar com esses agentes transformadores. O papel dos líderes nesse cenário é o de gerenciar expectativas, acalmar possíveis ansiedades causadas pela mudança e, principalmente, manter o propósito e os objetivos da empresa sempre à vista - afinal, é o propósito e os objetivos que determinam a necessidade de implementação de novas tecnologias, e não o contrário.

Uma Possibilidade de Caminho

Alinhar estratégia aos esforços de inovação ainda é a forma mais coerente de se atingir os objetivos de um processo de transformação. É importante, ainda, ter a consciência de que a compreensão a respeito daquilo que se quer transformar acontece de dentro para fora. Nenhuma solução tecnológica irá revolucionar a relação de uma empresa com seu público consumidor por si só: sem o envolvimento de todas as partes pertinentes ao processo, ferramenta alguma consegue cumprir seu papel.
Por isso, o estabelecimento criterioso de objetivos que estejam ligados às estratégias macro de uma empresa ainda é o caminho. A proposta para 2023 jamais poderá ser a mesma de 2019, claro - mas o lembrete de que pilar algum para em pé sem sua própria fundação ainda é válido para hoje e para o futuro.

Fonte: Digital Transformation Is Not About Technology - Harvard Business Review

Crédito de Imagens: imagem adaptada de rawpixel.com, em Freepik

Quer conhecer formas inovadoras de gerenciar objetivos para gerar inteligência e estratégia? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Acompanhe a Realize Hub nas redes sociais
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.