19th Ave New York, NY 95822, USA

Como usar entrevistas em pesquisas

Elemento decorativo neurônio
Capa Entrevista Profundidade
Os diferentes métodos de coleta de dados em Pesquisa permitem a compreensão de cenários de maneira planejada e objetiva. Contudo, em algumas situações, dados objetivos não conseguem contar a história completa. Nesses momentos, técnicas como a Entrevista em Profundidade auxiliam com a parte qualitativa e conseguem extrair mais dados ao mesmo tempo em que fornecem aos pesquisadores uma compreensão mais ampla sobre o objeto de pesquisa.

O que é Entrevista em Profundidade?

Embora seja comum ouvir o termo “entrevista” sendo usado de forma geral para designar o processo de coleta de dados, a técnica de Entrevista em Profundidade volta ao conceito de uma conversa - roteirizada ou não - com uma pessoa em específico.
Nesse sentido, a Entrevista em Profundidade é empregada quando queremos conhecer melhor um determinado cenário ou a opinião de alguém.
Um exemplo bastante simples é pensarmos sobre uma pesquisa que busque compreender o processo de decisão de compra de um determinado público. Embora não possamos descartar a relevância que os dados objetivos têm no momento de ilustrar o cenário, nem todos os elementos que fazem parte da tomada de decisão de compra se expressam objetivamente.
É neste contexto que uma conversa com clientes-chave pode revelar nuances e aspectos que podem escapar a outros métodos de coleta de dados.
Decoração Entrevista em Profundidade

Como funciona a aplicação da Entrevista?

Assim como com qualquer outra ferramenta de coleta, primeiramente é necessário alinhar a técnica com os objetivos da pesquisa. A partir disso, realiza-se o planejamento de um roteiro (esse roteiro, apesar de não precisar se prender demais a uma sequência de perguntas, precisa ser estratégico na condução da entrevista ao mesmo tempo em que permite ao entrevistador a flexibilidade para direcionar a conversa por outros rumos ou manter o entrevistado motivado) e, por fim, a preparação do próprio entrevistador, que precisa conhecer bem os demais materiais e conduzir a sessão com intuição, dinamismo e neutralidade.
O ambiente para entrevistas em profundidade, ainda, precisa permitir que a conversa aconteça sem interrupções e ruídos. É desejável, ainda, que toda a conversa seja devidamente gravada para análise posterior, o que ressalta a importância da atenção para os aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados.

Análise em Profundidade

Após a entrevista, os dados qualitativos que foram coletados tanto na gravação quanto nas anotações do entrevistador podem ser analisados e convertidos por técnicas como Análise de Conteúdo.
A depender do nível de precisão desejado, é recomendável fazer a transcrição da entrevista, uma vez que isso facilita os processos de categorização e estruturação dos dados obtidos.
O objetivo maior dessa análise é preencher as lacunas que os dados coletados via formulário de pós-venda, por exemplo, para que o analista ganhe uma compreensão profunda do cenário e tenha maiores condições para uma tomada de decisão eficiente.

Conversando a gente se entende!

A melhor forma de saber o que seu cliente pensa é perguntar diretamente para ele, não é? Esse tipo de máxima é ainda mais verdadeira quando pensamos nas técnicas que envolvem entrevistas. O envolvimento que elas proporcionam permitem um contato humanizado com o público e dá a ele a chance de fazer parte do storytelling.
Aliar esse contato com métodos e tecnologias é um dos melhores caminhos para transformar informações em inteligência competitiva que gera estratégia.
Quer conhecer formas inovadoras de gerenciar e refinar os dados de sua empresa para gerar inteligência e estratégia? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
Acompanhe a Realize Hub nas redes sociais
Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.