A metodologia de NPS, criada em 2003, já é bastante consolidada no mundo empresarial, com diversas empresas de diferentes portes a adotando para acompanhar de perto a satisfação de clientes e parceiros comerciais a respeito de suas atividades. Porém, será que o NPS está sendo medido de forma realmente estratégica? E qual a relação que esse índice pode ter com a geração de inteligência para empresas?
RECAPITULANDO… O QUE É NPS?
É uma metodologia criada em 2003, pela Bain & Company, que é utilizada para medir a satisfação dos clientes de forma ágil e eficiente, utilizando um Score baseado na fórmula: NPS = Promotores – Detratores/Número total de respondentes.
Esses fatores são captados diretamente com os clientes através de uma consulta bastante simples e direta: pede-se que eles avaliem o produto/serviço ou até mesmo a marca em uma escala de zero a dez e que expliquem o motivo da nota dada. Dessa maneira, são obtidos dados relevantes tanto de ordem quantitativa quanto qualitativa, o que permite avaliar o desempenho através de um determinado período de aplicação dessas perguntas.
Essa aplicação pode ser realizada de formas variadas, mas normalmente ocorre após a entrega de um serviço, a venda de um produto físico ou, ainda, de maneira pontual para se avaliar a relação do público com a própria marca. Ou seja, existem diversas oportunidades para se fazer esse contato com o público - e saber aproveitá-las é essencial para se colher informações que irão mostrar um panorama interessante sobre a satisfação desse público.
FEEDBACK DE CLIENTES E PARCEIROS
Embora pareça se tratar somente de uma consulta de opinião do cliente, o NPS se mostra uma ferramenta muito versátil para revelar o grau de relacionamento do público com sua marca ou com seus produtos e serviços. Trata-se de uma questão de observar os feedbacks obtidos e interpretá-los corretamente para que se possa delinear novas estratégias de contato, considerar melhorias e segmentar seu público.
Por mais simples que pareça a escala de notas dadas pelo público, ela possibilita visualizar de maneira clara e ágil como está dividido esse público com relação a uma marca, por exemplo. Na criação da metodologia NPS, os respondentes foram divididos em três grupos: os Promotores, os Neutros e os Detratores. Essa classificação se dá a partir das notas que cada um desses deixa ao responder a pesquisa de satisfação e, além de permitir realizar o cálculo que gera o índice de NPS, ainda revela caminhos para que se busque transformar Neutros em Promotores e para sanar problemas que podem estar gerando os Detratores da marca.
A análise desses três perfis em conjunto com o tipo de resposta qualitativa que eles deixam ao justificar a nota abre horizontes para a aproximação com esses públicos - aproximação que gera oportunidades para as melhorias que levarão ao aumento do próprio índice de NPS.
O USO ESTRATÉGICO DA NPS
Monitorar de forma contínua esse índice é algo que vai muito além da simples avaliação de retenção e churn, mas que favorece a medição da própria valorização do negócio, com relação direta com o LTV (Lifetime Value - o Valor de Tempo de Vida).
Sendo assim, desenvolver estratégias para lidar com os diferentes graus de satisfação de seu público é essencial para que se prolongue o tempo de vida do cliente na base. O princípio é que custa mais barato manter e desenvolver clientes do que conquistar novos e, sobretudo, o maior custo está nos clientes que foram perdidos. Segundo Jay Conrad Levinson, gasta-se 1 para manter um cliente na base, 3 para conquistar e 11 para reconquistar, quando é possível reconquistar!
Portanto, aplicar de forma constante a pesquisa de NPS permite visualizar os níveis de relação com o público, a opinião dele e os pontos de melhoria que podem ser implementados no futuro. Cada um desses aspectos podem ser analisados de maneira estratégica e de forma a gerar ainda mais inteligência que, por sua vez, gera versatilidade de atuação e uma tomada de decisão mais segura e pautada em dados. Com o auxílio de tecnologia e ciência de dados, ainda, é possível delinear novas ações que levem ao crescimento do índice e do nível de satisfação de seus clientes.
Quer conhecer formas inovadoras de usar estrategicamente o feedback de seu público, gerando inteligência de mercado através de dados? Entre em contato para uma consultoria focada em fazer sua empresa realizar mais!
[…] negócios, sejam elas indústria, varejo, TIC ou afins. Uma de suas aplicações mais comuns é na medição do NPS de uma organização. Ela é especialmente valiosa na pesquisa de mercado, no monitoramento de presença digital de uma […]
[…] para se conhecer o público, a concorrência, monitorar impressões da marca assim como monitorar a satisfação do cliente. Os dados coletados durante essas pesquisas, além de serem analisados, enriquecidos e […]